A Secretaria-Geral de Governo (SGG) iniciou nesta quarta-feira, 21, a primeira etapa da migração da plataforma proprietária MS Office para a suíte de aplicativos LibreOffice, que disponibiliza ferramentas de edição e armazenamento de documentos em formatos abertos. As equipes do Escritório de Gestão Intensiva e da Sala de Gestão foram as primeiras a passar pela oficina de capacitação de uso do LibreOffice Writer e do LibreOffice Calc, equivalentes livres do Word e do Excel.

A oficina foi ministrada no espaço do Departamento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da SGG, que coordena o processo de transição. Gustavo Pacheco, consultor da Procergs, explica a importância da primeira etapa: “apresentamos aos participantes os principais conceitos das aplicação para que os usuários possam aprimorar seus conhecimentos de acordo com suas tarefas diárias”, afirma.

A transição dos formatos proprietários para o LibreOffice começa pela Secretaria-Geral, mas se dará gradativamente em toda a administração estadual. A mudança está ancorada pela lei estadual 14.009, de junho de 2012, que versa sobre a adoção de formatos abertos de arquivos para a criação, formatação, armazenamento e distribuição de documentos visando assegurar a independência tecnológica e promover a economicidade.

Para o secretário-geral de Governo do Rio Grande do Sul, Vinícius Wu, a iniciativa representa um passo adiante na soberania do estado. “Sabemos que os formatos fechados, proprietários, podem comprometer a capacidade do estado organizar sua memória e em planejar a longo prazo suas iniciativas e políticas públicas, porque nos torna reféns de variações do mercado. A iniciativa de buscar os formatos abertos é também uma forma de afirmar nosso compromisso com a transparência, a democracia e o acesso a informações que são de toda a sociedade.”, avalia o secretário.

Fonte: Gabinete Digital do RS.