sexta-feira, agosto 30, 2013

PSL-Brasil - Análise de binários ELF com malELFicus - Software Livre

Viewed 293 times
 Go back to Comunidade
malELFicus é um projeto opensource que começou a ser desenvolvido em 2011. Hoje o projeto é mantido por analistas da empresa SEC+ e tem como objetivo entender o padrão de binários unix-like, o formato ELF (Executable and Linkable Format), além de incentivar pesquisas relacionadas a análise de malwares para ambientes unix.
O projeto atualmente é constituído pela biblioteca libmalelf e pela ferramenta malelf. A libmalelf é uma biblioteca desenvolvida em C que fornece um meio rápido e fácil para os programadores manipularem binários ELF. A ferramenta malelf utiliza da libmalelf para implementar funcionalidades, como: acessar informações do binário, fazer disassemble e também é possível infectar um binário com um malware para estudo.
Existe também o projeto malelfgui, um frontend para a ferramenta malelf, desenvolvido em Qt, esse projeto ainda está em fase inicial.
Os desenvolvedores do malelficus não são responsáveis por quaisquer danos causados pelo mau uso da ferramenta. Ela foi concebida para a realização de pesquisas, é uma prova de conceito que sistemas unix podem ser alvo de malwares.
O código do projeto está disponível no github da SecPlus. Maiores informações acesse a documentação do projeto.

PSL-Brasil - Análise de binários ELF com malELFicus - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Software Freedom Day DF 2013 - Software Livre

Viewed 351 times
 Go back to Comunidade

Caros amigos da Comunidade Software Livre

Neste ano comemoramos novamente o Dia da Liberdade de Software através do evento mundial Software Freedom Day. Todos os anos este evento ocorre simultaneamente em várias cidades do mundo divulgando e incentivando o uso de software livre e neste ano ocorrerá no Sábado, 21 de Setembro.

Nosso grupo de amigos resolveu cadastrar uma equipe (http://fe.gd/BSp) para organizar o evento no DF, mas diferente do ano passado pedimos que todos colaborem para que seja executado em um espaço único onde todos possam colher os frutos desta ação. Dois ou mais lugares próximos acabam por não permitir uma integração social plena.

Sendo assim estamos dando o primeiro passo: convidar você a fazer parte da equipe de organização. Esta equipe está aberta a comunidade e já conta com alguns voluntários que participaram da edição do ano passado para trazer um pouco desta experiência.

Sendo assim estamos começando a organização deste evento de 2013, já contando com alguns palestrantes de outros estados como Hermes Nunes Pereira Junior e Guilherme Gonçalves Magalhães (Razgriz). Prezamos que o evento seja feito pela comunidade!

Se você deseja colaborar com o evento através de palestras, oficinas, mini-cursos, preencha o Formulário para submissão de palestras no endereço:http://goo.gl/S1r4MT

Se você quer participar da organização do evento preencha o formulário para inscrição de voluntários: http://goo.gl/lB6Wt


PSL-Brasil - Software Freedom Day DF 2013 - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Marco Civil da Internet e DRM são destaques no primeiro dia de Consegi - Software Livre

Viewed 369 times
This article's tags: pl 2126/11consegihtml5drmmarco civil da internet
 Go back to Comunidade

Começou hoje (13), em Brasília, a sexta edição do Consegi Brasil, o maior Congresso de Software Livre e Governo Eletrônico do país. Com 3 dias de atividades gratuitas, o Consegi reúne palestras, oficinas e debates sobre software livre, liberdade e compartilhamento, e tem transmissão ao vivo dos salões principais na internet.

 

Garantir direitos ou garantir modelos de negócios?

Nos destaques do primeiro dia, permeou a questão da garantia de direitos versus a garantia de modelos de negócios. Em uma palestra sobre DRM no HTML5, apresentada por Deivi Kuhn (Serpro), esclareceu os riscos de se colocar os interesses do mercado acima das liberdades individuais, ameaçando neutralidade, privacidade e liberdade da internet já dentro do novo padrão web. Ele relatou que, na expectativa de incentivar e dinamizar a adoção do HTML5, o W3C, consórcio internacional que discute os rumos da rede mundial de computadores, está permitindo exceções em prol de grandes empresas de internet que prejudicarão não só os usuários finais, mas também empresas e comunidades que mantiverem seu compromisso com a transparência e a privacidade dos mesmos.  (Leia mais sobre o tema: DRM no HTML5, nova ameaça à liberdade)

Na esteira dos debates sobre os rumos do compartilhamento do conhecimento, a mesa sobre o Marco Civil da Internet, o PL 2126/11, reuniu o deputado Alessandro Molon, relator do projeto, e os ativistas da rede Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC), Pedro Ekman (Intervozes) e Andre Barbosa Filho (EBC).

Ativista Beatriz Tibiriçá, do Coletivo Digital, interpela deputado relator do Projeto de Lei Marco Civil da Internet, Alessandro Molon

Alessandro Molon, em rápida passagem pelo evento, relatou a situação do projeto de lei na Câmara, e argumentou em prol da necessidade de pressão da sociedade civil para uma aprovação urgente em votação na câmara, ainda que a redação atual não seja unanimidade. Os demais debatedores, apesar de concordarem com a urgência de se aprovar o projeto, fizeram considerações especialmente em relação ao parágrafo 2. Pedro Ekman argumentou que sim, é importante "minimizar os inimigos", mas é preciso todo cuidado ao flexibilizar o texto do projeto de lei para garantir uma redação que não prejudique os direitos dos internautas.

Antes de partida de Molon, Beá Tibiriça, ativista envolvida nas discussões do PL 2126/11, pediu a palavra para uma "questão de ordem pública": em nome da sociedade civil, ela solicitou acesso à última redação do projeto, que está desatualizado no site da Câmara de Deputados. Deputado Alessandro Molon se compromete a compartilhar com a organização do Consegi a "última versão, de 20 de novembro".

O debate contou ainda com as contribuições de Sergio Amadeu da Silveira e Andre Barbosa Filho, que falaram sobre o tráfego de informação crescente, a neutralidade da rede e a necessidade, propositalmente não suprida pelas empresas de telecomunicação, de se investir em infraestrutura.

O Consegi continua até dia 15, das 09h às 18h, com transmissão ao vivo pela Serpro TV. 

Acesse o site do Consegi: http://www.consegi.gov.br/

 


PSL-Brasil - Marco Civil da Internet e DRM são destaques no primeiro dia de Consegi - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Assista ao Consegi ao vivo! - Software Livre

Viewed 572 times
This article's tags: tv serproconsegiao vivostreaming
 Go back to Comunidade

Assista ao vivo a programação do Auditório Oscar Niemeyer no Consegi, que vai até a próxima quinta (15). Também há streaming da programação do Auditório Darcy Ribeiro.

WebChat