Já está disponível na seção de downloads do site Expresso Livre (http://goo.gl/Dp1jC) a versão 2.5 Beta do Expresso, uma solução que reúne funções de um gerenciador de e-mail completo, com correio eletrônico, agenda, catálogo de endereços e mensageiro instantâneo em um mesmo ambiente.

Entre as principais novidades da nova versão estão a verificação de presença de anexo na criação de um novo e-mail e a integração da nova solução de arquivamento local, desenvolvida pelo Serpro.

Quer saber como faz para atualizar para a nova versão? Confira o nosso manual de instalação e utilização no link http://trac.expressolivre.org/wiki/phpgwapi/atualizar25

As melhorias

Quem nunca enviou um e-mail a alguém e acabou esquecendo de anexar um arquivo? Este é um erro clássico que poderá ser evitado com mais facilidade na nova versão do Expresso. Com a melhoria implementada, caso o usuário tenha a intenção de anexar algum arquivo em uma mensagem de e-mail, será lembrado antes do envio. Este recurso se baseia na suposição de que, se o usuário digitar no corpo da mensagem alguma palavra derivada de “anexo”, a mensagem irá conter algum anexo.

Outra melhoria se refere à incorporação e melhoria da nova solução de arquivamento local. De acordo com Marcos Luiz Wilhelm, que coordenou o projeto, “a nova melhoria possibilita guardar os e-mails do usuário de uma forma diferente. As vantagens são a utilização de uma máquina de escolha do usuário para fazer o arquivamento de mensagens e o espaço de armazenamento aumentado consideravelmente”, estacou.

A melhoria influencia principalmente no caso onde o tamanho de cota de e-mail é limitado, liberando espaço para recebimento de novas mensagens. A antiga solução de arquivamento era defasada tecnologicamente, limitando o usuário a uma versão de browser específica.

Confira mais detalhes e telas das funções no link http://goo.gl/vQwxN