sexta-feira, novembro 30, 2012

PSL-Brasil - HackingDay - Um dia para Hackear, aprender e FAZER! - Software Livre

Viewed 518 times
 Go back to Comunidade

Neste domingo (11/11) faremos a segunda versão do encontro HackingDay Salvador, na sede da Colivre, das 13:30 às 19:00 horas.

Logo do HakingDay SalvadorO HackingDay é um dia dedicado a solução de um bug ou implementação de uma feature em um projeto de SL, usando a metodologia Coding Dojo, onde todos aprendem, mas o objetivo central é contribuir com um projeto e solucionar um problema do mundo real. Neste encontro trabalharemos em macros para artigos do Noosfero.

O primeiro encontro (v0.0) aconteceu no dia 27 do mês passado, no CPD da UFBA. Veja o relato e fotos.

Para o encontro deste Domingo, 11/11 já temos até a quitutes de festa garantidos. Serão produzidos pela cooperativa Rango Vegan, graças ao apoio da professora Debora Abdala e do projeto TecCiência.

Se estiver em Salvador, venha participar localmente. Se estiver fora, siga o HackingDay Salvador no Face, Twitter ou Identi.ca e pegue o convite para o Hangout.

...e venha codar com a gente.


PSL-Brasil - HackingDay - Um dia para Hackear, aprender e FAZER! - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Cinema livre e aberto: Floresta Vermelha - Software Livre

Viewed 1126 times

[Apoie este projeto no Catarse.me]

Queremos um cinema digital acessível. Queremos contar histórias em alta qualidade de imagem, sem depender de equipamentos caríssimos. Queremos fazer cinema do nosso modo, e que muitas outras pessoas possam fazer também.

O Floresta Vermelha é um projeto de gravação de um curta metragem com qualidade de cinema digital (2k) a partir de roteiro, trilha sonora e arte originais. E totalmente produzido utilizando tecnologias de software livre e hardware aberto. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento de tecnologias para cinema digital mais personalizáveis do que os modelos já existentes. Você pode nos ajudar nesta jornada, em troca de material exclusivo do filme!

Cinema Digital
Cinema Digital é atualmente a opção mais barata ao cinema de película. A proposta é gravar no mesmo processo frame a frame do cinema tradicional, mas em vez de gravar as informações em película (filme), as imagens são convertidas em bits e bytes (dados digitais). As imagens são capturadas em um formato RAW, formato bruto que permite uma grande variedade de manipulações na pós produção e proporciona ganhos enormes em relação à filmagem comum em full HD. Saiba mais sobre cinema digital aqui.

!
foto: Regina Elias

A Câmera – Elphel 353
O grande charme do projeto é a câmera: a Elphel 353. As câmeras Elphel são mais conhecidas por serem usadas para capturar as imagens do Google Street View, e este modelo pode chegar a resoluções de até 2592×1944 px, a 18 quadros por segundo. Para o filme, gravaremos em resolução equivalente ao 2k (2304×960 px), equilibrando-a com a taxa de quadros do cinema (24 fps). Outro ponto interessante é que o tamanho do sensor da Elphel é equivalente ao de um filme Super 8 de película – então, na prática, estaremos rodando um filme digital Super 8 mm. Saiba mais sobre as câmeras da Elphel aqui.

Experimentalismo
Nosso experimentalismo deve ser entendido como parte do pioneirismo, pois o que faremos ainda não foi realizado com estes parâmetros no mundo. Existem vídeos curtos gravados com a Elphel, assim como existem curtas-metragens excelentes de animação realizados com Blender, um software livre.

Queremos dar continuidade a este caminho, gravando um curta metragem com atores, falas, luzes, dentro de um set de filmagem, contando uma história gravada com uma câmera livre e editada em ferramentas também livres. Para isso, realizamos vários testes para estabelecer os reais potenciais e limites da câmera Elphel, inclusive produzimos um mini-curta para testes em campo, que você pode conferir aqui e aqui

Tecnologias livres – software livre e hardware aberto
As câmeras Elphel são todas licenciadas como hardware aberto, ou seja, possuem o código acessível e livre (GPL) para que qualquer pessoa possa consultá-lo ou modificá-lo. Embora não tenham sido pensadas para se fazer cinema, uma comunidade internacional de desenvolvedores e programadores se reuniu sob o nome de Apertus (www.apertus.org) para pesquisá-las na produção de filmes com qualidade profissional.

A empresa Elphel gentilmente nos emprestou um de seus modelos para a realização do projeto. Em troca, todo o conhecimento de campo gerado por nós, em especial sobre os processos de edição e de scripts de automação de processos, está sendo devidamente documentado e disponibilizado sob as licenças GPL ou Creative Commons para outras pessoas que também queiram usá-lo para fazer filmes.

Outro ponto forte do conceito de tecnologias livres é a inteligência coletiva por trás dos desenvolvimentos, onde todo mundo pode colaborar para a melhoria das ferramentas. Além disso, a capacidade de alterá-las, adaptá-las e transformá-las de acordo com suas necessidades fazem com que muitos processos sejam infinitamente mais eficientes quando realizados em Linux. Ou seja, usaremos o potencial da programação a nosso favor. Saiba mais sobre o uso da Elphel para cinema aqui.

O curta metragem

Sinopse
Floresta Vermelha conta a volta do jovem Nikolai para a casa dos pais, em uma vila que poderia estar em qualquer lugar do mundo. Lá, reencontra a mãe, Liliya, e a irmã menor, Halyna, enquanto espera o pai, Yuriy, voltar do trabalho. Muitas coisas mudaram desde que Nikolai partiu há alguns anos, junto com quase todos os habitantes da região. Outras, em especial com relação a seus familiares, quase não se alteraram. Nikolai espera voltar a fazer parte da família até o final do dia. Porém, o que significa “ser aceito” de novo, em um lugar onde a floresta brilha vermelha no escuro?

Em outubro de 2010, finalizamos o roteiro do curta. Sabíamos como queríamos gravar e das limitações que nossa câmera nos imporia, e a história levou tudo isso em consideração. A linguagem é a de um filme de suspense – não um suspense de horror, mas o suspense de uma linha narrativa que se constroi aos poucos. Trata-se de uma abordagem que necessariamente abre espaço para a arte e para os atores.

De um modo geral, esta é a primeira vez de todo mundo – é a primeira vez que o diretor dirige um filme; é a primeira vez que a fotógrafa fotografa para cinema; é a primeira direção efetiva de arte da diretora de arte, e assim por diante. Mais do que um defeito ou carência, isso nos torna muito mais cúmplices e nos reforça como grupo. Além disso, todos possuem trabalhos fortes em suas áreas, o que os deixa confiantes no resultado final. Saiba mais sobre a nossa equipe aqui.

A Campanha de Crowdfunding / Financiamento colaborativo
Existe um lugar-comum que diz que é caro fazer cinema. Não estamos aqui para provar o contrário. Há que se ter, sim, objetos de cena, material de iluminação adequado, transportar tudo isso, adequar as locações, alimentar uma equipe grande e assim por diante. Estamos cobrindo estes custos em duas frentes: oferecendo oficinas relacionadas ao nosso projeto ou que mostrem as ferramentas livres que usamos; e por meio desta campanha de crowdfunding. Sua participação é fundamental para que consigamos fazer um filme legal!

Todas as pessoas da equipe, com exceção do pessoal que fará o trabalho mais braçal de preparar a locação, entraram como colaboradores voluntários. Isso quer dizer que elas estão trabalhando sem receber porque acreditam que o processo e o resultado serão interessantes. E, para termos um resultado interessante para todos, não abriremos mão de fazermos um filme bonito, do qual nos orgulhemos.

O dinheiro arrecadado com o seu apoio aqui no Catarse será todo utilizado para viabilizar e melhorar a produção do curta. Temos milhões de ideias e coisas que gostaríamos de fazer e que deixariam o filme ainda mais legal, mas que, no momento, ainda são inviáveis financeiramente. Luzes melhores, locações extras, maquiagem, objetos de cena, enfim, vários detalhezinhos que gostaríamos de adicionar e que certamente fariam toda a diferença no resultado final.

Nossas expectativas
O principal objetivo do filme Floresta Vermelha é provar, com resultados, que é possível fazer uma produção profissional de cinema utilizando ferramentas livres. Mas nossas ambições não param por aí. Estamos nos divertindo bastante, pois a equipe é bem diversificada e poucos (umas 4 pessoas) lidarão com a parte mais tecnológica do curta – o que nos torna muito mais próximos da Mostra Internacional de Cinema do que da Campus Party.

Parte desta diversão será a festa de lançamento, marcada para 30 de Novembro, no Espaço Serralheria. Estamos planejando um evento muito legal, no qual projetaremos o curta finalizado e a banda Mamma Cadela executará a trilha sonora original ao vivo. Além disso, queremos participar de festivais e levá-lo a outras instituições. A internet é o caminho natural para o corte final do curta-metragem, publicado com alguma licença permissiva Creative Commons – só precisamos avaliar qual seria o melhor momento em 2013 para se fazer isto.

MAIS INFORMAÇÕES
Saiba mais sobre o projeto no nosso blog e acompanhe todo o processo em nossa página no Facebook. Se tiver outras dúvidas e comentários, escreva para nós. Ficaremos muito felizes em respondê-los

www.florestavermelha.org
www.facebook.com/florestavermelha
florestavermelha@apertus.org


PSL-Brasil - Cinema livre e aberto: Floresta Vermelha - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Disponível nova versão do módulo de boletos para a plataforma Magento - Software Livre

Viewed 353 times
 Go back to Empresas

A equipe Gamuza tem o prazer de disponibilizar gratuitamente a nova versão do módulo de boletos para a plataforma magento.

Com ele você tem todas as opção para os bancos mais comuns do dia-a-dia e ainda tem a funcionalidade de depósitos a seu dispor.

E o sistema ainda avisa caso o cliente tenha um anti-popup. Muito útil!

Link pra download: http://code.google.com/p/gamuzaopen/downloads/list


PSL-Brasil - Disponível nova versão do módulo de boletos para a plataforma Magento - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Carta aberta à Presidenta Dilma Rousseff sobre o Marco Civil da Internet - Software Livre

This article's tags: DilmaInternetCarta AbertaMarco Civil
Viewed 2073 times

Nós, associados da Associação de Software Livre.Org, associação sem fins lucrativos que trabalha pela difusão do Software Livre e de seus princípios, propiciando espaço de discussão, apoio, organização e visibilidade a modelos, sistemas, iniciativas e resultados que promovam o conhecimento compartilhado para o desenvolvimento humano, gostaríamos de manifestar a Vossa Excelência nossa profunda preocupação com novo impasse que está impossibilitando a votação do Marco Civil da Internet (PL 2.126/2011) pelo Congresso Nacional.

Lembramos que o Presidente Lula, ao seu lado, durante a décima edição do Fórum Internacional de Software Livre em 2009 em Porto Alegre, afirmou que em seu governo era “proibido proibir” e que a “Lei Azeredo é censura”, além de determinar publicamente ao então Ministro da Justiça, Tarso Genro, a construção de um marco civil da internet.

O Marco Civil foi construído com ampla participação democrática, de forma aberta, transparente e acessível a todos os interessados através da Internet e de diversas consultas públicas, debates e discussões promovidas no Brasil nos últimos três anos. Esta forma inovadora de se criar colaborativamente uma legislação que explicite os direitos civis na Internet é tão positiva e surpreendente que hoje é acompanhada em diversos países e coloca nosso país na vanguarda mundial sobre o assunto.

Durante todos estes anos de debates, foi notável a ausência de alguns grupos de interesse, acostumados à velha maneira de se fazer política e legislar neste país, à portas fechadas, com base na obscuridade e usando mandatos parlamentares para dar o ar democrático a interesses comerciais.

É com grande perplexidade que vemos agora, às vésperas da votação do Marco Civil no Congresso Nacional, estes grupos se apresentam tentando remover do projeto um ponto fundamental defendido e debatido publicamente nos últimos anos: A Neutralidade da Rede.

Sem Neutralidade de Rede, teremos o caminho aberto no Brasil para que se crie a segregação econômica do acesso à Internet. Teremos a Internet dos ricos e a Internet dos pobres em nosso país, em clara oposição ao caminho da redução das desigualdades sociais pelo qual o seu governo vem de forma brilhante nos conduzindo nos últimos anos.

É inaceitável que um país que trava com imenso sucesso uma guerra contra a desigualdade social seja pioneiro em aprovar que legislação que promova a desigualdade digital.

É através da Internet livre e igualitária que compartilhamos conhecimentos, que trocamos informações e que constituímos redes, coletivos e organizações sociais que têm sido fundamentais para o combate às desigualdades que temos no Brasil de hoje. É através da Internet livre e igualitária que brasileiros e brasileiras têm acesso à informações de diversas fontes, matéria-prima para sua própria formação de opinião, não sendo mais reféns dos velhos xerifes da informação que se debatem em agonia no Brasil. É através da Internet livre e igualitária que nos informamos sobre nossos políticos, que realizamos nossas manifestações politicas e que acompanhamos o trabalho daqueles que nos representam no governo.

Sem a Internet livre e igualitária que temos hoje, o Brasil que conhecemos e que estamos construindo deixará de existir e por isso pedimos a Vossa Excelência que nos auxilie a sensibilizar os envolvidos com o debate do Marco Civil, para que entendam o impacto desta decisão no desenvolvimento de nosso país.

Acreditamos que nem todos os legisladores e políticos são especialistas em Tecnologia da Informação e Comunicação e por este motivo, nós, especialistas em Tecnologia da Informação e Comunicação pedimos a sua intervenção e oferecemos aqui a nossa opinião sobre o tema.


PSL-Brasil - Carta aberta à Presidenta Dilma Rousseff sobre o Marco Civil da Internet - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Lançamento da Escola Digital de Batuque Tradicional e Protocolos Livres - Software Livre

Viewed 145 times
 Go back to Comunidade

Software Livre, Tecnologia, Arte, Cultura e Saberes Tradicionais se encontram na Escola Digital de Batuque Tradicional e Protocolos Livres

Os Pontos de Cultura Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e Artéria Cultura e Cidadania realizam em parceria um encontro da Cultura Digital com o lançamento da Escola Digital de Batuque Tradicional e o Ciclo de Cultura Digital DF - Protocolos Livres. O evento acontece no VIII Festival Brasília de Cultura Popular dia 24 de dezembro às 14 na Sala Cássia Eller do Complexo Cultural da Funarte.

A Escola Digital de Batuque é um site que chega para ampliar o registro, difusão e divulgação das manifestações culturais do Brasil. Por meio de vídeos aula, registra-se parte das tradições brasileira, especificamente a base de sua musicalidade. Na tentativa de acompanhar o desenvolvimento da tecnologia o projeto, proposto pelo Ponto de Cultura Seu Estrelo, procura introduzir a cultura tradicional brasileira na rede virtual cultural do país, de forma simples, porém significativa.

O Ciclo de Cultura Digital DF - Protocolos Livres realizado pela Artéria Cultura e Comunicação é o primeiro de um conjunto de ações que visa fortalecer e potencializar a cultura e as plataformas livres, a apropriação crítica das tecnologias e o empoderamento da comunicação popular.

Divers@s provocador@s debaterão as várias formas de expressar o processo criativo, as interações entre arte e estética, cultura digital e transformação social através das tecnologias de informação e comunicação.

Ou seja: rodas conectadas construindo liberdades!

Dia: 24 de Novembro de 2012
Local: Complexo Cultural da Funarte – Sala Cássia Éller
Hora: 14h

Convidados:

Tico Magalhães - Capitão do grupo Seu Estrelo (DF) - sobre a importância da cultura popular na rede.

Manoel Salustiano - Maracatu Piaba de Ouro (PE) - sobre a cultura oral e educação nos terreiros.

Uirá Porã - Tuxáua Cultura Viva (CE) - sobre a ação cultura digital do programa Cultura Viva

Lia Rangel - Casa de Cultura Digital (SP)

Ricardo Poppi - Transparência in Gov

Marcelo Soares Souza - Redes Sociais Livres

Watson - Ginga, TV digital e Interatividade

Farid - Produção Multimidia em Software Livre

Fred Vasquez - Cinema Opensource / Cinema Livre

LeoBr e - A Cultura Popular é Livre

Raoni - Redes Não Seria, se Mapeia!

Fabiana - DIY

Sergio Bertoni - Blogosfero

Fonte: http://www.seuestrelo.art.br/escola-digital


PSL-Brasil - Lançamento da Escola Digital de Batuque Tradicional e Protocolos Livres - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - VII Solisc - Software Livre

Viewed 164 times
 Go back to Comunidade

Liberada a Programação do VII Solisc

Foi liberada na manhã do dia 16/11, os horários das palestras da 7ª edição do maior evento de software livre de Santa Catarina, o Solisc, já podem ser conhecidas. A grade preliminar de programação foi publicada e é atualizada automaticamente cada vez que um palestrante confirma o horário da sua palestra. Acesse a grade.

Também lembrando que o VII Solisc contará com um diferencial que será o I LibreOffice HackDay, será uma bela oportunidades de “hackear” o LibreOffice

Outras informações para o evento, acesse www.solisc.org.br


PSL-Brasil - VII Solisc - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Acompanhe o Streaming da 11ª edição da Oficina para Inclusão Digital e Participação Social - Software Livre

Viewed 78 times
 Go back to Comunidade

Utilize os links abaixo para assistir à transmissão ao vivo das salas de palestra da 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, que começa hoje, às 9h, em Porto Alegre.

Basta clicar e a transmissão começa automaticamente sempre que houver atividade na sala correspondente.


PSL-Brasil - Acompanhe o Streaming da 11ª edição da Oficina para Inclusão Digital e Participação Social - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - II Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil reúne quatro eventos importantes da área - Software Livre

Viewed 37 times
 Go back to Comite gesto...

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promove a II Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, entre os dias 03 e 08 de dezembro, em São Paulo. A programação reúne, em um só espaço, quatro eventos sobre a temática, com transmissão ao vivo via Internet e participação gratuita.

Confira abaixo mais detalhes sobre a programação de cada um deles. Para inscrições e informações adicionais acesse: http://nic.br/semanainfrabr/

PTT Fórum 6: Encontro dos Sistemas Autônomos de Internet no Brasil

Evento anual, cuja 6a. edição será nos dias 03 e 04 de Dezembro, o PTT Fórum é onde os principais provedores de conectividade do Brasil se encontram para discutir os problemas da infraestrutura da Internet e suas soluções.

O destaques dessa edição são a presença de John Souter, CEO do PTT de Londres (LINX), que coordenará o painel “Infraestrutura Crítica em Eventos Esportivos, com foco na Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016”, e o tema “Software Defined Networking (SDN)”, apresentado pela Cisco, Brocade e CPQd. 

Internet ON São Paulo

A conferência internacional Internet ON é promovida pela ISOC (Internet Society) e acontecerá no dia 05 de dezembro, pela manhã. O evento contará com a participação de engenheiros de redes e especialistas de mercado que, juntos, discutirão tecnologias emergentes para a Internet, como IPv6 e DNSSEC.

O objetivo do ION é promover a troca de experiências entre quem já utiliza novas plataformas e quem ainda está se preparando para isso. Segundo os organizadores, o encontro permitirá que os operadores da Internet se munam de informações que os ajudarão a implementar essas tecnologias.

III Fórum Brasileiro de Implementadores de IPv6

A terceira edição do Fórum IPv6 e acontecerá no dia 05 de dezembroà tarde e durante todo o dia 06. Este é o maior evento sobre o assunto no país e reúne profissionais autônomos, empresas, provedores, indústria e academia.

O Fórum será organizado em painéis onde provedores de conteúdo, acesso e hospedagem, além de fabricantes de equipamentos, discutirão a implantação do IPv6 no Brasil. Haverá também palestras técnicas, tendo como destaque a participação de Demi Getschko, um dos pioneiros da Internet no país. O Fórum contará ainda com palestras de John Brzozowski, da Comcast e Cameron Byrne, da Tmobile, provedores de acesso norte americanos com o processo de implantação do IPv6 bastante avançado.

GTER 34 /GTS 20

A Internet somente atingiu seu atual estágio de desenvolvimento por contar com a colaboração entre aqueles que a constroem e operam, compartilhando experiências e boas práticas entre si. Neste contexto, surgiram o Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes (GTER) e o Grupo de Trabalho em Segurança de Redes (GTS), que se reúnem desde 1994 e 2003, respectivamente, para promover esse tipo de interação.

Os organizadores desses grupos de trabalho realizarão seu encontro semestral na II Semana de Infraestrutura. A reunião contará com palestras técnicas promovidas, em sua maioria, pelos próprios integrantes dos grupos. Serão abordados temas como Redes Convergentes, evolução do DOCSIS, OpenFlow, Cloud Computing, ataques a servidores SIP, segurança no Pan Rio 2007, entre outros. A participação, tanto nos próprios grupos, como no evento, é aberta a todos os interessados.

--

II Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil

Quando: de 03 a 08 de dezembro de 2012
Onde: Blue Tree Premium Morumbi
Avenida Roque Petroni Junior, 1000 – Brooklin
Mais informações e inscrições: http://nic.br/semanainfrabr/


Todos os eventos são gratuitos e serão transmitidos ao vivo pela Internet.


PSL-Brasil - II Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil reúne quatro eventos importantes da área - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - UberStudent Linux - Software Livre

Viewed 20 times
 Go back to Comunidade

O UberStudent tem suas bases centralizadas no Ubuntu, sendo projetado para a computação acadêmica no ensino superior e níveis secundários mais avançados. UberStudent vem com software para tarefas diárias de computação, além de um conjunto básico de programas e recursos, todos eles destinados a ensinar e tornar mais fáceis as tarefas e hábitos comuns, com alta performance, aos estudantes de todas as disciplinas acadêmicas.

UberStudent 2.0.4 já está disponível, trazendo o ambiente XFCE como desktop padrão.

Download:

http://sourceforge.net/projects/uberstudent/files/Releases/Aristotle/


PSL-Brasil - UberStudent Linux - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Richard Stallman no Brasil - Software Livre

Viewed 28 times
 Go back to Comunidade

Brasil, novembro de 2012---Richard Stallman, fundador do movimento
social e político pelo Software Livre, mais uma vez nos honra com sua
presença na América Latina, desta vez no Brasil.  O evento que o traz
à nossa região é o CONSEGI, Congresso Internacional de Software Livre
e Governo Eletrônico, que este ano ocorrerá em Belém, Pará, de 3 a 7
de dezembro.  Graças ao apoio dos organizadores e patrocinadores do
CONSEGI, pudemos programar, em Goiás, no Distrito Federal e em São
Paulo, outras palestras do presidente de nossa organização irmã, a
primeira Fundação para o Software Livre (FSF).  As palestras são todas
de cunho não-técnico e abertas ao público em geral; para algumas,
inscrição prévia é necessária.

No Fórum Goiano de Software Livre, em Goiânia, Goiás, de 30 de
novembro a 1º de dezembro, ele palestrará nos dois dias do evento,
sobre a GPLv3 e sobre o Movimento Software Livre.
http://fgsl.aslgo.org.br/

Na Universidade de Brasília, no Distrito Federal, ele palestrará no
dia 3 de dezembro sobre os perigos das patentes de software.
http://www.cic.unb.br/~pedro/trabs/stallman.html

Sua palestra no CONSEGI está programada para 6 de dezembro.
http://www.consegi.gov.br/

No dia 11, ele apresentará a palestra “Uma Sociedade Digital Livre” no
campus de São Carlos da Universidade de São Paulo.
http://ccsl.icmc.usp.br/pt-br/news/palestra-stallman-icmc

Em 12 de dezembro, ele palestrará sobre Software Livre no campus de
Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos.
http://www.fsfla.org/redir/20121212-rms-sorocaba

Agradecemos aos organizadores locais de cada um desses eventos e
estendemos seu convite à participação nessas e outras palestras de
Richard Stallman, sempre divulgadas na página de eventos da FSF.
http://www.fsf.org/events/


== Sobre o Movimento Software Livre

O Movimento Software Livre promove a liberdade de software para
usuários de computadores, para evitar o controle e subjugo de usuários
através dos programas que utilizam.  DRM (Gestão Digital de
Restrições) e impedimentos artificiais ao uso, compartilhamento e
modificação de programas são sintomas desse problema social, combatido
através de campanhas informativas, ativismo político e promoção e
desenvolvimento de Software Livre, como o sistema operacional GNU e o
núcleo GNU Linux-libre.


== Sobre a Fundação para o Software Livre

A Fundação para o Software Livre (FSF, de Free Software Foundation),
fundada em 1985, se dedica a promover os direitos dos usuários de
usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de
computador.  A FSF promove o desenvolvimento e o uso de Software Livre
(no sentido de liberdade)---particularmente o sistema operacional GNU
e suas variantes GNU/Linux---e documentação Livre para Software Livre.
A FSF também ajuda a difundir a consciência das questões éticas e
políticas de liberdade no uso de software, e seus sítios Web,
localizados em fsf.org e gnu.org, são uma fonte importante de
informação sobre GNU/Linux.  Doações para apoiar o trabalho da FSF
podem ser feitas em http://donate.fsf.org.  Seu escritório central
está localizado em Boston, MA, EUA.
http://www.fsf.org/


== Sobre a FSFLA

A Fundação Software Livre América Latina se uniu em 2005 à rede
internacional de FSFs, anteriormente formada pelas Free Software
Foundations dos Estados Unidos, da Europa e da Índia.  Essas
organizações irmãs atuam em suas respectivas áreas geográficas no
sentido de promover os mesmos ideais de Software Livre e defender as
mesmas Liberdades para usuários e desenvolvedores de software,
trabalhando localmente mas cooperando globalmente.
http://www.fsfla.org/


== Sobre Software Livre e Código Aberto

O objetivo do Movimento Software Livre é a liberdade para os usuários
de computadores.  Alguns, especialmente corporações, promovem um ponto
de vista diferente, conhecido como “código aberto,” que cita somente
objetivos práticos como criar software poderoso e confiável, foca em
modelos de desenvolvimento, e evita discussões sobre ética e
liberdade.  Esses pontos de vista são diferentes em seu nível mais
profundo.
http://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.pt-br.html


== Sobre o Sistema Operacional GNU e Linux

Richard Stallman anunciou em setembro de 1983 o plano de desenvolver
como Software Livre o GNU, um sistema operacional similar ao Unix.
GNU é o único sistema operacional desenvolvido especificamente por
causa da liberdade dos usuários.
http://www.gnu.org/
http://www.gnu.org/gnu/the-gnu-project.html

Em 1992, os componentes essenciais do GNU estavam prontos, exceto um,
o núcleo.  Quando em 1992 o núcleo Linux foi relicenciado sob a GNU
GPL, tornando-o Software Livre, a combinação de GNU com Linux formou
um sistema operacional completamente Livre, o que tornou possível pela
primeira vez usar um PC sem Software não-Livre.  Essa combinação é o
sistema GNU/Linux.
http://www.gnu.org/gnu/gnu-linux-faq.html


== Sobre o GNU Linux-libre

GNU Linux-libre é um projeto mantido desde 2007 pela FSFLA para
publicar versões Livres do núcleo Linux, que em 1996 deixou de ser
inteiramente Livre.  São adequadas para usuários que não queiram abrir
mão de suas liberdades e para distribuições de software que não
queiram induzir seus usuários a esse comportamento prejudicial.
http://linux-libre.fsfla.org/
http://www.gnu.org/distros/

----

Copyright 2012 FSFLA

Permite-se distribuição, publicação e cópia literal da íntegra deste
documento, em qualquer meio, em todo o mundo, sem pagamento de
royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL
oficial do documento e esta nota de permissão.

Permite-se também distribuição, publicação e cópia literal de seções
individuais deste documento, em qualquer meio, em todo o mundo, sem
pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de
copyright e a nota de permissão acima, e que a URL oficial do
documento seja preservada ou substituída pela URL oficial da seção
individual.

http://www.fsfla.org/anuncio/2012-11-RMS-Brasil


PSL-Brasil - Richard Stallman no Brasil - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

quinta-feira, novembro 29, 2012

PSL-Brasil - Expresso 2.5 Beta é lançado para testes na comunidade - Software Livre

Viewed 338 times
 Go back to Comunidade

Já está disponível na seção de downloads do site Expresso Livre (http://goo.gl/Dp1jC) a versão 2.5 Beta do Expresso, uma solução que reúne funções de um gerenciador de e-mail completo, com correio eletrônico, agenda, catálogo de endereços e mensageiro instantâneo em um mesmo ambiente.

Entre as principais novidades da nova versão estão a verificação de presença de anexo na criação de um novo e-mail e a integração da nova solução de arquivamento local, desenvolvida pelo Serpro.

Quer saber como faz para atualizar para a nova versão? Confira o nosso manual de instalação e utilização no link http://trac.expressolivre.org/wiki/phpgwapi/atualizar25

As melhorias

Quem nunca enviou um e-mail a alguém e acabou esquecendo de anexar um arquivo? Este é um erro clássico que poderá ser evitado com mais facilidade na nova versão do Expresso. Com a melhoria implementada, caso o usuário tenha a intenção de anexar algum arquivo em uma mensagem de e-mail, será lembrado antes do envio. Este recurso se baseia na suposição de que, se o usuário digitar no corpo da mensagem alguma palavra derivada de “anexo”, a mensagem irá conter algum anexo.

Outra melhoria se refere à incorporação e melhoria da nova solução de arquivamento local. De acordo com Marcos Luiz Wilhelm, que coordenou o projeto, “a nova melhoria possibilita guardar os e-mails do usuário de uma forma diferente. As vantagens são a utilização de uma máquina de escolha do usuário para fazer o arquivamento de mensagens e o espaço de armazenamento aumentado consideravelmente”, estacou.

A melhoria influencia principalmente no caso onde o tamanho de cota de e-mail é limitado, liberando espaço para recebimento de novas mensagens. A antiga solução de arquivamento era defasada tecnologicamente, limitando o usuário a uma versão de browser específica.

Confira mais detalhes e telas das funções no link http://goo.gl/vQwxN


PSL-Brasil - Expresso 2.5 Beta é lançado para testes na comunidade - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

PSL-Brasil - Oficinas de Capacitação para Elaboração de Projetos - Rede RS Pontos de Cultura - Software Livre

This article's tags: rspontos de culturaprodução colaborativacultura digitalatuação em redeação educativagestão participativa
Viewed 446 times
 Go back to Governos
Secretaria de Cultura do RS e Associação Software Livre.org realizam mais de 50 oficinas
de capacitação aos editais da Rede RS de Pontos de Cultura
 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul e a Associação Software Livre.org, em parceria com diversas Prefeituras, realizam uma série de oficinas de capacitação em elaboração de projetos aos editais da Rede RS de Pontos de Cultura, com prazo final de encerramento previsto para 7 de dezembro. As oficinas são gratuitas, voltadas a grupos culturais da sociedade civil e visam apresentar elementos conceituais, objetivos, formulários, documentação, orientações jurídicas, administrativas e demais questões relativas ao processo de seleção de 160 Pontos de Cultura. Temas como gestão participativa, ação educativa, atuação em rede, cultura digital e produção colaborativa serão abordados nas oficinas. Ao todo, serão realizadas cerca de 50 oficinas, totalizando mais de 80 desde junho de 2012, em todas as 28 regiões do estado (definidas por COREDEs). Abaixo, segue calendário completo.

 

Os editais são produto do convênio firmado com o Ministério da Cultura (MinC), a partir da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, dentro do programa Cultura Viva. O total de recursos investidos neste convênio chega a R$ 18,13 milhões, contemplando grupos culturais da sociedade civil, sem fins lucrativos, com pelo menos 3 anos de atividades e 3 anos de CNPJ.

 

No total, serão selecionados 160 projetos culturais. Destes, 100 serão reservados para iniciativas de entidades oriundas de municípios com até 10 mil habitantes, que receberão R$ 60 mil para os próximos três anos (edital SEDAC nº 10 / 2012). Nas cidades com mais de 10 mil habitantes, serão selecionadas 60 propostas para receber R$ 180 mil, em três anos (edital SEDAC nº 11 / 2012). Os editais prevêem a seleção de, pelo menos, 6 Pontos de Cultura em cidades de fronteira com Uruguai e Argentina, bem como 16 Pontos de Cultura em Territórios de Paz, no âmbito do programa RS na PAZ.


Confira aqui o local mais próximo de você e participe!
http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2012/11/secretaria-de-cultura-do-rs-e-associacao-software-livre-org-realizam-mais-de-50-oficinas-de-capacitacao-aos-editais-da-rede-rs-de-pontos-de-cultura/

 

Pontos de Cultura

 

Os Pontos de Cultura são grupos culturais da sociedade civil que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura e educação, estimulando a criatividade e propiciando o exercício da cidadania pelo reconhecimento da importância da cultura produzida em cada localidade. Funcionarão como instrumentos de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Rio Grande do Sul.

 

Depois de selecionadas, as organizações recebem recursos para potencializar suas ações, com a compra de material e contratação de profissionais, entre outras necessidades. O Ponto de Cultura não tem um único modelo - nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.

 

São diretrizes fundamentais do programa (e presentes no edital) a gestão participativa, a educação popular, a comunicação comunitária, a economia solidária, a cultura digital, a sustentabilidade ambiental e os Direitos Humanos. Além destas dimensões, a Rede RS de Pontos de Cultura terá como objetivos a promoção da diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo, a autonomia, a articulação em rede (produção colaborativa, compartilhamento de saberes e gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público).

 

Após selecionados, os Pontos de Cultura contarão com inúmeras ações de apoio e acompanhamento, como a realização de seminários anuais de qualificação em assuntos relativos à gestão cultural, oficinas temáticas, prêmios de incentivo ao compartilhamento de tecnologias sociais inovadoras, equipe de assessoramento, uma van contando com equipamentos digitais, audiovisuais e de som, a publicação de cartilhas, revistas, portal virtual, além da realização de encontros de intercâmbio, articulação e mostra de produtos (Teias e outros).

 


PSL-Brasil - Oficinas de Capacitação para Elaboração de Projetos - Rede RS Pontos de Cultura - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,

 

Aúncio