sábado, março 27, 2010

SUPERINTERESSANTE - Google cria tecnologia de busca em tempo real - Cibercultura

Google cria tecnologia de busca em tempo real

Sabe quando você entra no Google, digita uma busca e os resultados aparecem no ato? Isso acontece porque os robôs do Google já tinham feito o trabalho pesado: acessar, copiar e ler as páginas da internet, que têm seu conteúdo indexado pelo buscador e só aí entram nas listas de resultados. Só que a rede é grande demais, mesmo para o Google - cujo índex já passou, faz tempo, de 1 trilhão de páginas.

É muita coisa. Por isso, os robozinhos levam até 28 dias para achar e indexar novas páginas. Ou seja: os resultados do Google chegam a estar um mês desafasados em relação ao real conteúdo da internet.

Todos os buscadores têm esse problema. Mas e se, em vez de colocar um exército de computadores para varrer toda a internet, os próprios sites transmitissem suas novas páginas para o Google? Seria mais rápido, mais eficiente - e os resultados

das buscas poderiam ser atualizados em tempo real. E isso já é possível. Tudo graças à tecnologia PuSH ("PubSubHubbub"... eita), que o Google está liberando de graça e com código aberto. Basta que os sites comecem a rodar o PuSH. 


Será que pega? Ou vai ser mais uma daquelas invenções do Google que chegam prometendo mas não decolam, tipo Wave e Native Client?


SUPERINTERESSANTE - Google cria tecnologia de busca em tempo real - Cibercultura

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio