A plataforma do Fórum da Cultura Digital Brasileira está baseada atualmente na versão 1.0.2 do BuddyPress, um plugin de rede social em software livre aplicável ao WordPress. No final desta semana, durante a Teia 2010, será lançada a atualização da culturadigital.br baseada na versão 1.2 do plugin. Até lá, informações sobre a novo visual da rede estão sendo publicadas no Blog Plataforma Em Transição.

“As modificações implementadas serão bem visíveis por incluir uma melhora expressiva da qualidade da interface, com um layout construído focado no usuário”, explica Guilherme Aguiar, desenvolvedor do Ministério da Cultura. Ele conta ainda que as principais mudanças da perspectiva do desenvolvimento são:

-Facilidade de manutenção do código: “Na versão atual tínhamos que atualizar duas pastas ao mesmo tempo e o código era de difícil entendimento. Na nova versão, o BuddyPress seguiu a lógica do desenvolvimento do WordPress e lançou o Codex (página em que mostram todas as funções do BuddyPress, uma espécie de manual).”

-Recursos avançados de interface: “O entendimento melhor do código da plataforma permitiu a utilização em alto nível do jQuery [ajuda os desenvolvedores a se concentrarem na lógica dos sistemas da web e não nos problemas de incompatibilidade dos navegadores atuais]. Um dos exemplos é paginação do site, que seguirá uma lógica parecida com as utilizadas pelo Facebook e Twitter.”

Guilherme lembra que a decisão da equipe do culturadigital.br em usar o BuddyPress foi uma aposta. “Na época, ele era apenas um plugin em versão pré-beta. Fizemos a coisa certa, pois logo em seguida a Automatic/WordPress adquiriu o plugin como plataforma oficial para redes sociais, o que deu força para comunidade.”

Para saber mais sobre o desenvolvimento da nova versão da plataforma CulturaDigital.Br, visite o Blog do Desenvolvimento. Sugestões e ideias são sempre muito bem vindas.