Em evento realizado quarta-feira, 24/03, para apresentar a nova campanha publicitária da TV Digital, o presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Frederico Nogueira, afirma que a TV digital já está disponível em 28 cidades brasileiras, representando a cobertura de 60% da população do país.

Com base em números do setor, o executivo prevê que sejam vendidos este ano mais de 5 milhões de equipamentos de TV digital, incluindo set-top boxes, televisores com conversor embutido, celulares e outros receptores. “Além do trabalho de informação realizado pelo fórum em parceria com fabricantes, emissoras e membros da entidade em geral, naturalmente o ano de Copa do Mundo de futebol estimula a venda de novos aparelhos”, destaca.

A nova campanha publicitária foi criada para esclarecer a população sobre o que é a TV digital e o que fazer para usufruir gratuitamente da boa melhor qualidade de imagens e sons, dentro e fora de casa. A nova campanha, dividida inicialmente em três filmes, será veiculada por emissoras de televisão de todo o país, em regiões onde já existe cobertura do sinal digital.

Os filmes tratarão a mudança da TV analógica para a digital, através de set-top boxes, a recepção do sinal digital por televisores com codificador embutido e o uso da TV digital em dispositivos portáteis. Segundo Frederico Nogueis, presidente do SBTVD, já há no mercado produtos desses três categorias com disponibildiade comercial.

Intitulada “O sinal da TV digital”, a campanha terá ainda um quarto filme, este ainda em fase de produção – o fórum aguarda a definição de sua nova marca (DTVi, que será a nova nomenclatura para o Ginga utilizada pela entidade).

A peças serão exibidas seis vezes ao dia em canais de televisão e no rádio. Segundo Nogueira, em 2009, o valor das inserções realizadas gratuitamente pelas emissoras membros do SBTVD equivaleram a algo em torno de R$ 100 milhões.


Fernanda Ângelo
Convergência Digital