O desktop, até então voltado exclusivamente para o ambiente corporativo, destaca-se pelo tamanho extremamente compacto, sendo cerca de 90% menor que os modelos convencionais. Além disso, a máquina consome até 85% menos energia elétrica, gera 90% menos calor e 85% menos ruído. Já o sistema operacional Epidemic Linux, de distribuição gratuita e de código aberto, é rápido, eficiente e moderno, tendo sido 100% afinado para o uso no IntraDesktop.

“Este é o primeiro ‘casamento’ entre um fabricante brasileiro de hardware e uma distribuição brasileira de software gratuito”, enfatiza Fernando Segalla, diretor de Tecnologia da Intralab, empresa que fabrica o IntraDesktop. “O resultado é a entrega ao consumidor de um computador que funciona com eficiência total e é praticamente imune a vírus, ou seja, que não apresenta os mesmos problemas com vírus bastante comuns em outros sistemas operacionais. A própria equipe da Epidemic GNU/Linux certificou o IntraDesktop e otimizou o Epidemic para nossa plataforma de hardware.”

O consumidor final pode adquirir o IntraDesktop em até 24 parcelas fixas diretamente pelo site da parceria Intralab e Epidemic

Contando com 2GB de memória RAM e HD nas opções de 250Gb e 500Gb, o IntraDesktop é fabricado com tecnologia de ponta.

A máquina conta com placa-mãe Intel;

processador Intel Atom 330 (Dual Core + HT, emulando 4 núcleos);

memória RAM Kingston;

Placa de vídeo Intel 945GC Express integrada  com Intel Graphics Media Accelerator 950;

HD Samsung e Rede Realtek 10/100/1000 integrada. Prático e completo,

O desktop  da Intralab possui ainda 1 Porta Serial, 1 Porta Paralela, 6 Portas USB (2 frontais e 4 traseiras)  e Áudio Realtek integrado.

A versão com HD de 250 Gb está sendo comercializada por R$ 1.500,00.

Já a de 500 Gb sai por R$ 1.720,00. Os valores são válidos até o final de maio de 2010.

Histórico da Intralab
- Há 15 anos no mercado, a Intralab é uma empresa reconhecida por disponibilizar para os clientes tecnologia de ponta em hardware e softwares. Na divisão de hardware, além do IntraDesktop são comercializados notebooks, netbooks, impressoras e multifuncionais  de marcas conceituadas. Também há na Intralab uma equipe altamente qualificada para prestar consultoria, suporte aos clientes e desenvolver softwares em geral, como sistemas de gerenciamento de informações e de segurança.

A história da Intralab começou em 1994, quando a empresa iniciou as atividades sob o nome de SGL Informática, uma software-house com soluções para gerenciamento de documentação eletrônica. Em 1995 com a chegada da Internet no Brasil, foi dado o início aos sistemas para Internet e ao desenvolvimento de soluções para intranets e extranets.

Em 2002, com a ampliação de sua área de atuação, a SGL passou a usar o nome fantasia de Intralab Tecnologia e começou a vender sua expertise em servidores para os clientes, oferecendo servidores próprios de hospedagem e servidores de segurança de rede.

Com grande credibilidade no mercado, iniciou o gerenciamento de projetos de grande responsabilidade, como o gerenciamento de selos de cartórios, tornando-se responsável pela guarda das informações e pelo sistema de gerenciamento on-line de informações sobre dos selos de autenticidade e reconhecimento de firmas de todo Estado de São Paulo em parceria com a Siscart.

Em 2004, a empresa passou a ser o braço de tecnologia e desenvolvimento de soluções do Grupo CI, em conjunto com a Compuworks.

Quatro anos depois, em 2008, ainda como um braço do Grupo CI, começou a atuar nas áreas de gestão de TI de forma terceirizada para várias empresas e a desenvolver soluções integradas de hardware e software Web.

Em abril de 2009, a Intralab volta a ser uma empresa totalmente independente. Esta volta está sendo marcada pelo lançamento de soluções inovadoras de hardware para desktops e servidores - como o IntraDesktop, por exemplo – e pela ampliação do portfólio de produtos, entre hardwares e softwares, oferecidos aos clientes.

Histórico do Epidemic GNU/Linux - O Epidemic GNU/Linux é um sistema operacional livre, projetado para ser rápido, eficiente, moderno e, ao mesmo tempo, simples e fácil de usar.

O sistema é uma distribuição Linux comunitária brasileira, baseada diretamente no Projeto Debian que tem, como objetivo principal, levar o Software Livre e o Projeto Debian ao conhecimento do maior número de pessoas possível.

Lançado no Brasil em 2007, o sistema operacional livre Epidemic está atualmente na versão 3.1. A nova versão representou um grande avanço na linha de desenvolvimento do Epidemic, que passou a utilizar o KDE 4 como desktop padrão, ganhou melhorias em quase todas as aplicações, e passou a contar com o ePendrive, um sistema que permite aos usuários escolher se as alterações feitas durante a utilização do Epidemic, a  partir de um livePendrive, serão salvas ou descartadas.

Cecília Schonenberg NOTÍCIAS - Info & Ti