Drm-20100301121251A Free Softawre Foundation quer promover no próximo dia 4 de março o dia internacional contra o DRM (Digital Restrictions Management).

 

De acordo com a fundação, a data deve unir representantes de diversos projetos, organizações e indivíduos para protestar contra as tecnologias que restringem acesso à música, filmes, livros e programas.

O esforço faz parte da campanha contra DRM da FSF, a Defective by Design. “O DRM ataca nossa liberdade em dois níveis. Seu propósito é restringir o uso das cópias de seu trabalho publicado. Obriga você a utilizar software proprietário, o que significa que você não controla o que ele faz. Quando as companhias se organizam para desenvolver produtos que nos restringem, devemos nos organizar para derrotá-las”, afirma Richard Stallman, presidente da fundação.

O diretor executivo do open Right Group, Jim Killock, chegou a afirmar que as restrições limitam o usuário a programas e dispositivos específicos, deixando-o a mercê dos vendedores.

A Free Software Foundation informou que novidades serão anunciadas até a data do evento. Os interessados em participar podem enviar e-mails para o projeto Defective by Design no endereço info@defectivebydesign.org ou entrar diretamente no site www.defectivebydesign.org.

O DRM é tido como uma classe de tecnologias de acesso responsáveis por restringir o uso de conteúdo digital. O objetivo das empresas, como gravadoras e estúdios, é evitar que seu conteúdo seja copiado, infringindo leis de direitos autorais.

Em muitos casos, esse gerenciamento é considerado controverso. Por exemplo, dependendo da técnica utilizada, muitos arquivos adquiridos não podem ser reproduzidos em dispositivos diferentes, como celulares, MP3 players e computadores. O que limita as opções do consumidor.

No caso de programas, pode haver barreiras como quantidades específicas de instalações. Jogos como Mass Effect, da Bioware, e Spore, da EA, utilizam recursos parecidos. O problema é que alterações de hardware podem ativar o sistema de proteção, fazendo com que o software entenda que está em processo de instalação em outra máquina.

Fonte: Info Online