Governo federal lança seu novo portal na internet na quarta-feiraMarch 2, 2010, by Luis Henrique Silveira - One commentViewed 164 timesSÃO PAULO - O governo federal apresenta nesta quarta-feira a sua nova cara na internet. A reformulação do portal institucional www.brasil.gov.br teve início há um ano, quando a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) assinou um contrato de R$ 11 milhões com a agência TV1, que venceu a licitação para renovação do site.
A estreia do novo portal será anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento, em Brasília.
Segundo a Secom, mais de 500 serviços estarão disponíveis nas páginas eletrônicas, que serão divididas por perfis de usuários. Há áreas de conteúdo para estudantes, trabalhadores, imprensa e empreendedores. Novos perfis, como terceira idade, deverão ir ao ar nos próximos meses.
"O que vamos apresentar não é apenas o redesenho de um site, mas a formulação de uma estratégia de comunicação do país via internet", disse Ottoni Fernandes Junior, secretário-executivo da Secom, durante encontro com jornalistas, em São Paulo.
Para fazer o projeto, diz Fernandes, a Secom buscou inspiração em iniciativas de outros países, como França e Estados Unidos.
O site, que tratá conteúdo traduzido para o espanhol e inglês, terá um espaço exclusivo para pessoas interessadas em investir no país.
Desenvolvido sobre uma plataforma de software livre, um tipo de sistema que tem o seu código aberto e que pode ser manipulado por qualquer usuário, o "Portal Brasil" contou com o apoio de 200 pessoas durante seu desenvolvimento, envolvendo equipes da Secom e da TV1.
O contrato com a agência, que tinha prazo de um ano, acabou de ser renovado, por mais R$ 11 milhões, orçamento que pode ser ampliado ou não executado em sua totalidade, caso não haja necessidade.
Depois de um ano de trabalho, a Secom injetou R$ 7 milhões na iniciativa. A hospedagem do portal está nas mãos do Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, por meio de um contrato de R$ 7,2 milhões por ano.
Sem muita divulgação, hoje o portal institucional do governo recebe apenas 800 mil visitas por mês. Para divulgar o endereço virtual, o governo vai lançar a campanha publicitária "O Brasil na sua mão". A propaganda, que em boa parte vai ser executada na internet, tem uma verba de R$ 1,5 milhão.
Por André Borges
Fonte Valor OnLine/G1PSL-Brasil - Governo federal lança seu novo portal na internet na quarta-feira - Software Livre
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