segunda-feira, maio 15, 2006

Seminário apresenta os novos usos da certificação digital




Fonte:




Certificação em telefones celulares, sites de internet banking, e documentos pessoais elevam ao máximo o nível de segurança para transações eletrônicas.


Seminário apresenta os novos usos da certificação digital

O Seminário Febraban de Certificação Digital vai expor importantes iniciativas para o uso pela população de certificados digitais. Pela primeira vez, será exposto o protótipo para a inclusão de certificação digital em celulares, projeto desenvolvido por Bradesco e Serasa, com a colaboração da Claro e da Axalto – fornecedora do setor. Já o Banco do Brasil mostrará o uso de certificação para internet banking. Outro projeto a ser apresentado é o do Estado do Rio Grande do Sul, que tem como objetivo desenvolver a Identificação Digital do Cidadão, substituindo o atual RG por um documento certificado eletronicamente; e o da Petrobrás que demonstrará o amplo leque de possibilidades de uso da certificação no workflow.

O uso da certificação digital em larga escala traz benefícios muito grandes para toda a população, bancos e empresas, pois eleva em muito o grau de segurança para qualquer transação comercial e bancária que se faça à distância, através da Internet”, destaca Francimara Garcia Viotti, coordenadora do evento e do Grupo de Trabalho de Certificação Digital da Febraban.

A Certificação Digital segue o padrão tecnológico A3, instituído pelo organismo federal ITI (Instituto de Tecnologia da Informação), a partir de um protocolo assinado entre a Febraban e a Secretaria da Receita Federal. Os usuários que possuem certificados A3 reconhecidos pela SRF (os e-CPFs e e-CNPJ) têm suas identidades reconhecidas pela Receita Federal para realização, com total segurança, de operações, como regularização, via Internet, de débitos com o fisco.

Petrobrás

Além da maior segurança em todas as operações bancárias, o Seminário apresentará alguns outros usos possíveis da Certificação Digital, como a sua inclusão em documentos pessoais, em processos de documentação de grandes companhias e comércio eletrônico de forma geral.

Vem do Rio Grande do Sul a comunicação de um projeto que poderá permitir que, daqui a algum tempo, o brasileiro dê adeus à carteira de identidade – RG. O projeto de certificação do Estado está regulamentado pela lei 12.469 de 03/05/06. Participam da iniciativa os três poderes, além do Ministério Público e Tribunal de Contas, com apoio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Já a Petrobrás mostrará a inclusão de certificação eletrônica para acesso a qualquer documento da companhia. A companhia mantém um dos maiores sistemas do mundo de Gerenciamento Eletrônico de Documentação (tecnicamente chamado de GED em WorkFlow) e exigirá que seus milhares de funcionários tenham acesso a tais documentos com a sua assinatura digital, trazendo ganhos de segurança e eficiência. O seminário também abordará uma série de inovações implementadas por sites de comércio eletrônico, todas fazendo avançar a segurança em compras pela Internet, além de um painel (promovido pelos principais fornecedores de tecnologia para Certificação) que trará o cenário mundial de aplicações de certificação digital.


Fonte: Revista Seguro Total


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio