sexta-feira, abril 28, 2006

Microsoft adapta sistemas ao padrão brasileiro de certificação digital




Fonte:



Por Camila Fusco, repórter do Computerworld

Publicada em 27 de abril de 2006 às 17h39


São Paulo - Companhia anuncia que adequou seus sistemas Win 2003 e Win XP integralmente às exigências da ICP-Brasil.

Empenhada em atender às solicitações da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a Microsoft adequou seus sistemas Windows 2003 e XP integralmente ao padrão brasileiro de certificação digital.

Segundo a companhia, apesar de os certificados digitais emitidos pela ICP-Brasil serem aplicáveis em qualquer situação prevista para tal tecnologia, algumas funcionalidades até agora não haviam sido habilitadas em seus sistemas operacionais, entre elas a assinatura de código (Code Signing) e o carimbo de tempo (Time Stamping). Em 2002, o governo brasileiro havia solicitado a inclusão do certificado da ICP-Brasil no Internet Explorer, navegador de internet da Microsoft. A inclusão foi feita, mas as duas ferramentas não foram habilitadas na ocasião. "Tais funções não haviam sido ativadas porque até então não existiam tais demandas. Com a identificação da ICP, ativamos esses dois bits", diz Roberto Prado, gerente de estratégia de mercado da Microsoft Brasil.

De acordo com Renato Martini, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), instituição à qual a ICP-Brasil é vinculada, a adequação foi realizada após um pedido - datado do final do ano passado - da Serasa, que atua como autoridade certificadora (AC). "Na ocasião, a Serasa relatou problemas com o certificado-raiz. Como tais funcionalidades não estavam habilitadas, os usuários não conseguiam realizar tais tarefas", aponta.

A partir de então, a ICP-Brasil encaminhou um documento à Microsoft solicitando a habilitação de tais funções. O processo, entretanto, não foi simples. "Entramos em contato com a equipe da Microsoft responsável por certificação nos Estados Unidos e também com o grupo de desenvolvimento. A partir daí, a alteração foi aprovada e as novas versões do Windows 2003 e XP já vêm com tais ferramentas habilitadas", complementa Prado.

Os usuários das versões anteriores podem habilitar as funções pelo próprio Internet Explorer. (veja passo-a-passo na página seguinte). Segundo a Microsoft, outros esforços estão sendo conduzidos em parceria com a ICP-Brasil sobre certificação digital. Embora não cite detalhes, a companhia informa que até o fim do mês de maio deva anunciar outra estratégia sobre o tema.

Passo-a-passo:

1. Inicie o IE, selecione a opção Ferramentas -> Opções de internet. Selecione a guia Conteúdo, e clique no botão Certificados...

2. Selecione a guia Autoridades de certificação-raiz confiáveis. Ela irá mostrar a lista de todas as certificadoras-raiz confiáveis. Selecione a Autoridade Certificadora-Raiz Brasileira e clique em Remover. Isto vai remover o certificado da ICP Brasil.

3. Clique Fechar e OK para fechar as janelas.

4. Navegue com o IE agora em um site que tenha um certificado da ICP Brasil, por exemplo o da Caixa Econômica Federal. Isso vai fazer com que o certificado com as novas configurações seja baixado da Microsoft.

5. Para verificar que a mudança foi feita, vá de novo na opção Ferramentas -> Opções de Internet. Selecione a guia Conteúdo, e clique no botão Certificados. Selecione a guia Autoridades de certificação-raiz confiáveis, e clique duas vezes sobre Autoridade Certificadora-Raiz Brasileira.

6. Clique na guia Detalhes e em seguida em Editar Propriedades... Estará marcado agora Code Signing e Digital Timestamping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio