Fonte:
SÃO PAULO – Fabricantes de computadores portáteis do mundo todo estão de olho nas tecnologias produzidas pela indústria automobilística a fim de encontrar formas de tornar as baterias de laptops mais duradouras ou até mesmo infinitas.
Sanyo e a IBM, por exemplo, já testaram a aplicação de uma célula combustível nas baterias dos notebooks. Nesse experimento, o computador era alimentado com metanol e apresentava autonomia muito superior às baterias convencionais. O problema ainda não solucionado é a dimensão física desta célula.
Outras fabricantes como Samsung e Toshiba desenvolvem pesquisas a fim de encontrar fontes de energia alternativa. Uma das idéias é criar microcélulas combustíveis que possam processar materiais como hidrogênio ou gás natural.
Os projetos são apenas especulações da indústria e não há protótipo que esteja próximo de poder ser comercializado. O objetivo dos experimentos, que incluem laboratórios de universidades americanas e européias, é encontrar alternativas para a criação de baterias com maior autonomia ou, se possível, de duração infinita.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário