sábado, abril 08, 2006

Correios apresentam vale postal eletrônico




Fonte:



SÃO PAULO – A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) apresentou em Brasília a versão eletrônica do tradicional vale postal.

O vale permite o envio e recebimento de dinheiro do exterior com prazo de compensação de até cinco dias úteis e taxas significativamente abaixo das cobradas por instituições financeiras para operações do tipo.

O envio internacional de valores por vale postal, embora mais econômico que transações via bancos, era preterido por boa parte dos clientes em função da demora na compensação dos valores.

Uma transação do tipo levava até 25 dias para ser compensada. Com a transmissão eletrônica de dados, o prazo foi reduzido para cinco dias úteis.

Para enviar dinheiro ao exterior, o cliente deve levar a quantia em espécie até uma agência dos Correios e fornecer o endereço do beneficiado no exterior.

O dinheiro ficará disponível em uma agência de correio do país estrangeiro conveniada com a ECT e o beneficiado será avisado por telegrama assim que a quantia estiver disponível. Ao receber o aviso, o cliente deve identificar-se no posto conveniado e retirar os recursos.

Para efetuar a transferência, o usuário paga uma taxa de R$ 28, mais 0,75% do valor da remessa. Uma operação similar via banco custa, em média, 5% do valor transacionado.

Segundo Cláudia Fernandes, gerente de tecnologia do projeto, os custos baixos e a agilidade do processo darão maior transparência e legalidade a essas operações.

A Receita Federal estima que 46% dos recursos recebidos no Brasil ou enviados ao exterior são transferidos de forma irregular.

Para a Receira, cerca de US$ 5 bilhões são movimentados por pessoas físicas no Brasil em transações internacionais. A maior parte dos recursos recebidos tem origem nos Estados Unidos e Japão, onde muitos brasileiros trabalham como imigrantes.

É freqüente também a transferência de dinheiro do Brasil para Estados Unidos e Europa, geralmente enviado a essas regiões para financiar estudos de familiares no exterior.

O Vale Postal Internacional Eletrônico está disponível em 5987 agências dos Correios em todo o Brasil e em agências conveniadas de 36 países, entre eles Portugal, França, Japão e Espanha.

A expectativa dos Correitos é ampliar o número de países atendidos em breve. A ECT quer estabelecer parcerias com agências de correio em cidades onde há grande colônia de brasileiros.


Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio