segunda-feira, dezembro 13, 2004

Veja dicas do Procon para fazer compra on-line




Fonte:


MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo


Foi-se o tempo em que Papai Noel distribuía sozinho os presentes de Natal. Neste ano, boa parte das entregas será feita pelas lojas virtuais. Segundo a empresa de pesquisas de e-commerce e-bit (www.e-bit.com.br), o faturamento do setor no período deve chegar a R$ 286 milhões. O total anual atingirá R$ 1,8 bilhões, 50% superior ao do ano passado.

Os internautas estão gastando mais, cerca de R$ 340 por compra. Além dos líderes CDs, DVDs e livros, cresceu a procura por automóveis e eletrônicos como aparelhos de DVD, televisores e câmeras digitais, item que representará quatro em cada cem pedidos.

O site MercadoLivre (www.mercadolivre.com.br) espera dobrar as vendas e aposta em câmeras, games e celulares. O Submarino (www.submarino.com.br) investiu R$ 1,5 milhão em melhorias e aguarda 400 mil pedidos.

Dicas

Antes de aventurar-se nas compras, vale a pena tomar alguns cuidados, a começar pela escolha da loja. Dê preferência às conhecidas ou indicadas por alguém. O ranking do e-bit, que registra a opinião dos internautas sobre 400 lojas virtuais, apontou as dez mais bem avaliadas: Submarino, Americanas.com, Shoptime, Saraiva, Somlivre, AssineAbril, Magazine Luiza, Gol, Farmácia em Casa e Ponto Frio.

Segundo o Procon (www.procon.sp.gov.br), a loja deve garantir sigilo sobre os dados cadastrais e permitir que o internauta opte pelo recebimento de e-mails.

É preciso estar atento às informações sobre a sede do fornecedor (como CNPJ e endereço) e aos canais de contato para trocas e reclamações. Ao confirmar a contratação deve-se imprimir e salvar eletronicamente o número da compra, a confirmação do pedido, o comprovante de pagamento, o contrato e exigir a nota fiscal no ato da entrega.

Para o diretor técnico da Internet Security Sytems (www.iss.com.br) na América Latina, Marcelo Bezerra, as compras jamais devem ser feitas em computadores públicos e o ícone do cadeado deve ser exibido na parte inferior na tela. O site e a empresa que adquiriu o certificado têm de ter o mesmo nome. Para verificar isso, clique duas vezes sobre o ícone.

No resto do mundo, as vendas também prometem ser boas. Segundo o Forrester Research (www.forrester.com), os internautas europeus gastarão 13 milhões, cerca de R$ 47 milhões, e os norte-americanos, US$ 13,2 bilhões, cerca de R$ 36 bilhões.

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