segunda-feira, dezembro 20, 2004

Falha no Google Desktop permite que piratas invadam PCs




Fonte:


Uma falha no Google Desktop, ferramenta que procura arquivos no micro do usuário, permite que pessoas mal intencionadas invadam a máquina e busquem documentos nela arquivados. O Google afirma já ter corrigido o problema.

De acordo com os técnicos da Rice University (Texas, EUA), que descobriram a brecha, esse tipo de falha acontece quando alguns componentes da ferramenta interagem. "Você os coloca juntos e uma brecha de segurança se abre", disse Dan Wallach, professor de ciências da computação, que fez a descoberta com dois de seus alunos.

A versão beta do serviço, lançado em meados de outubro, pode ser baixada gratuitamente. O programa seleciona aquilo que o usuário procura em documentos, mensagens de e-mail e outros arquivos do PC.

O Google foi avisado no final de novembro e disse que a versão para download atualizada em 10 de dezembro não permite esse tipo de ataques. Segundo o jornal "The New York Times", a empresa disse não ter identificado invasões desse tipo.

"Começamos a investigação com um projeto dos alunos. Assim que descobrimos como a ferramenta funcionava, não tivemos muito trabalho para identificar as brechas", afirmou Wallach.

Phishing scam

Além da ferramenta que faz buscas no computador do usuário, o serviço de buscas na web também pode facilitar o "trabalho" dos piratas.

Isso porque os phishers --pessoas mal intencionadas que roubam informações-- geralmente fazem convites, via e-mail, para que a vítima visite um site malicioso, onde seus dados podem ser coletados.

A empresa de segurança CyberGuard acredita que quando os usuários utilizam ferramentas como o Google, eles podem cair diretamente nesses sites, eliminando a necessidade de convites virtuais.


Links:
         Sites de busca podem contribuir para ações que enganam internautas
         Yahoo lança ferramenta de busca para desktops
         Leia outras notícias sobre ferramentas de busca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio