Por Raylton P. Sousa

A primeira Mapping Party (de que temos notícia) de Salvador foi realizada no último sábado (18/01/14). Fizemos uma caminhada de mais de duas horas pelo centro da cidade e depois passamos toda a tarde em uma sala realizando a edição dos dados no OpenStreetMap.

Durante a caminhada contamos com apenas quatro pessoas. Fizemos fotos, marcamos alguns pontos com o aplicativo OSMTracker, porém o método mais utilizado foram as anotações com FieldPapers.

Em conjunto com a Mapping Party foi realizado o Wikiday, um dia para colaboração com a Wikipédia e outras wikis do Movimento Wikimedia, que aconteceu na sede da Colivre. Assim, além de realizar o mapeamento, publicamos várias fotos no Wikimedia Commons, acrescentamos coordenadas geográficas em artigos da Wikipédia e acrescentamos a informação de página da Wikipédia em alguns Pontos de Interesse.

 Fizemos também um vídeo da Mapping Party:

Pontos positivos:

  • Novos colaboradores para o OpenStreetMap e Movimento Wikimedia;
  • Os iniciantes tiraram várias dúvidas;
  • Apesar de não termos mapeado muitos pontos de interesse, conseguimos melhorar bastante as informações de nomes e sentido de ruas em uma região bastante importante da cidade.

O que pode melhorar

  • Mapear uma área muito movimentada em horário de grande movimentação não é muito produtivo, pois é dificil de caminhar e fazer boas fotos;
  • O horário também não estava muito adequado… sol e calor intensos!
  • Fazer mais fotos e tentar capturar mais informações como semáforos, acessibilidade, números de casas, superfície das ruas e calçadas.

Veja como estava o mapa do centro antes e como ficou depois da Mapping Party:

Mapas produzidos no encontro:

Participantes:

  1. Aurium
  2. Lucas
  3. Neia
  4. Pyter
  5. Raylton
  6. Rodrigo
  7. Wille
  8. Macello

Fonte: http://softwarelivre.org/hackingday/blog