Tenho refletido de uns tempos pra cá sobre o assunto. Principalmente porque a comunidade Linux e principalmente de novos usuários tem crescido bastante nos ultimos tempos. Então, usando o Fedora como base (porque uso Fedora obviamente), vou tentar tirar um pouco dessa fobia. A realidade é que o terminal não é mais necessário no Linux, pelo menos não como antes.

E digo mais, praticamente tudo, pode ser feito a partir de uma interface gráfica e "não importa qual distro você esteja usando". A realidade é que, você pode instalar programas com ferramentas gráficas como o Yum extender ou software center :


 


O mesmo pode atualizar seu sistema, ou fazer qualquer outro trabalho que normalmente faria a partir do terminal a partir de um aplicativo gráfico.Então, por que usar o terminal?

Muitos usuários com experiência no Linux, podem dizer que é a maneira mais rápida de fazer as coisas. Isso não é bem verdade pois, o tempo de processamento de dados do Yum extender (yumex), é exatamente o mesmo de um comando do Yum no terminal (para instalar um programa por exemplo). E se você compará-lo com o Gnome Software Center (falando sobre a instalação de aplicativos no Fedora) pode até ser menor o tempo do que com a aplicação gráfica do que com o terminal pelo tipo de back-end. Então, este não é um bom argumento. O que faz sentido caso digam a respeito, seria algo como:

1-) Porque é assim que costumávamos fazer ( prática pessoal ).
2-) Porque nos permite ver detalhes do que deu errado quando algo dá errado.
3-) Ganho mais com produtividade. Para administradores de redes e programadores em sistemas Linux, é imprescindível o uso do terminal.

Apesar de que os relatórios de erro ainda podem ser vistos em logs do sistema. Mas no terminal, isso se torna mais rápido e prático. Ou seja, depende da "escolha pessoal" de cada um de como fazer tais procedimentos. A realidade é que hoje tudo está muito mais acessível que anos atrás. Hoje temos o Gnome Software Center, o Yumex, o Synaptic, Octopi do Manjaro, Zypper, Yast e muito mais. Na verdade, instalar um programa hoje no Linux, é muito mais rápido, acessível, e principalmente fácil e seguro do que em outros sistemas.

Para usuários comuns, não é mais necessário utilizar o terminal para praticamente nada. E é bom ressaltar também que apesar dos avanços no desenvolvimento de novas soluções para aproximar novos usuários ao Linux, ainda estamos lidando com repositórios seguros, com comunidades, e com milhares de usuários cheios de boa vontade para lhe ajudar a caminhar neste novo universo. Se você é iniciante e usuário final ( que só usa o computador para criar e formatar textos ou navegar na internet e fazer operações básicas, saiba que você não necessitará de terminal para nada ).