Depois de Salvador e São Paulo, chegou a vez de Porto Alegre organizar uma Cryptoparty. O evento gratuito e aberto ao público acontece nos dias 24 e 25 de janeiro, na Casa de Cultura Mario Quintana e no Sindicato dos Jornalistas. Num momento onde a privacidade digital está ameaçada por uma série iniciativas governamentais e corporativas, a Cryptoparty traz conceitos fundamentais e softwares básicos de criptografia para aumentar a segurança da comunicação na Internet.

Os participantes não precisam ter conhecimento prévio, a Cryptoparty é aberta a jornalistas, advogados, pesquisadores, estudante ou qualquer pessoa preocupada com a segurança de dados pessoais na rede. Além de oficinas práticas, a atividade também incentiva o debate sobre liberdade de expressão e privacidade na Internet.

Não é preciso fazer inscrição antecipada mas as vagas são limitadas. Serão oficinas simultâneas em bancadas distintas. Recomenda-se levar um computador, de preferência com uma distribuição GNU/Linux instalada. Quem usa Windows ou MacOS, poderá aprender mais sobre sistemas seguros e descobrir porquê não é viável criptografar dados nesses sistemas.

A Cryptoparty faz parte de uma iniciativa global e descentralizada com diversos eventos semelhantes na Europa. Em São Paulo mais de 300 pessoas participaram do evento ocorrido em novembro. Em Porto Alegre é parte da programação do Fórum Social Temático e do Conexões Globais.

Para saber mais, acesse o site do evento: https://cryptoparty.inf.br/

 

PROGRAMACAO CRYPTOPARTY - PORTO ALEGRE

* 24/01 - Sexta-feira - Casa de Cultura Mário Quintana - sala C2 das 13h30 às 19h00 (Conexões Gobais)

* 25/01 - Sábado - Sindicato dos Jornalistas - das 10h00 às 16h00

 

Programação do dia 24:

13h30 às 14h - "Porque usar cryptografia? A importância da criptopolítica". com Sergio Amadeu, Gus e Alex Nunes

 

14h às 18h - Oficinas simultâneas

Oficina A: como instalar Tor Chat e OTR - Felipe Cabral

Oficina B: como gerar e armazenar chaves criptográficas - Gus

Oficina C: Instalação de um sistema operacional mais seguro (Linux Debian)

Oficina D: como utilizar o sistema operacional tails e enviar mensagens encriptadas do pen drive - Alex Nunes

Oficina E: aprenda a instalar o TOR e navegue anonimamente - Alexsandro

 

19h - Encontro para a assinatura de chaves criptográficas #CriptoParty