Esse primeiro encontro foi MUITO massa. Melhor impossível.

Com as presenças especiais de Daniela do Transparência Hacker, Christiane do Instituto Ethos e Guimba da Quequeré Jogos, o encontro bombou! Tivemos aproximadamente 20 pessoas, entre as que chegavam e saiam a todo momento da sede da Colivre (Até mesmo no meio da madrugada!!!).

A noite foi regada a muita conversa e um ótimo lanche fornecido pelo Rango Vegan, que por sinal estava uma delícia! Esse lanche foi patrocinado pelo Instituto Ethos, que na presença de Christiane bancou o rango da madrugada, assim como os sucos também.

Com um recurso financeiro cedido pelo programa Onda Digital para nossos hacking day de código, pudemos comprar alguns energeticos e financiar a criação de nosso cartaz. Obrigado Debora.

Começando as atividades

Depois de um brainstorm organizado por Daniela Silva, chegamos a esse quadro:

Listando o conhecimento e vontade de cada um, pudemos nos reunir em alguns projetos:

  1. Multirão de pedido a acesso a informação : http://pad.w3c.br/p/hackdayssa-pedidos
  2. 501 coisas mais fáceis construir do que o metro de Salvador : http://metrossa.tumblr.com/
  3. Criar jogo de cartas com personalidades de Salvador : Playtest do jogo : http://www.youtube.com/watch?v=RyCdalP7PaY#t=0 e versão impressa para download :
    https://ia601003.us.archive.org/31/items/Baculejo/Baculejo.zip
  4. Desenvolvimento de plugin do http://www.queremossaber.org.br/ para solicitiar informações, de forma transparente, em Salvador
  5. Desenvolvimento de mapa com pontos de ônibus, criado de forma colaborativa, em Salvador.
  6. A conta da copa é nossa

E assim os subgrupos foram criados e o trabalho começou, com muita conversa e descontração, mas sem deixar de focar no mão na massa que nos deixava tão animados.

Em alguns momentos parávamos pra "testar" novamente o jogo que criamos essa noite, chamado Baculejo, um jogo cheio de violência, blefes e baculejadas entre PMs, vereadores, celebridades, juízes. Que já está disponível para download, basta baixar, imprimir e jogar.

Pudemos enfim criar um grupo legal de pessoas, interessadas em desenvolver algo pela cidade e não ficar na posição comoda de apenas reclamar. A ideia é essa, reunir, atuar e tocar o que puder ser feito.

Agradeço muito a iniciativa de Christiane, do Instituto Ethos, que através de Pablo Florentino, chegou a mim com essa ideia massa, que já tentávamos colocar pra "rodar", mas não tinha "engatilhado" ainda. Fico muito feliz de ver tanta gente focada nessa ideia.

O resumo do encontro e atividades, segue nesse pad: http://pad.w3c.br/p/hackdayssa-atividades

Nosso próximo encontro será no dia 14 de dezembro, no mesmo lugar, lá na Colivre, às 10:00 da manhã, sem hora pra terminar. Não perca.