Mulheres de várias partes do mundo se reuniram na Universidade de Londres, na Inglaterra, nesta sexta (8) e sábado (9), para a edição de 2013 do Flossie: Women & Software Libre. O evento é voltado para mulheres que usam ou têm interesse no uso de tecnologias livres e no compartilhamento da cultura FLOSS (Free/Libre/Open Source Software), que engloba softwares de código livre e aberto.

Do Brasil, Daniela Feitosa, sócia da cooperativa Colivre e desenvolvedora do Noosfero, software livre no qual está montado este site e rede social. No sábado, Daniela apresentou o trabalho "From Social Networks to Free Collaboration Networks: The Union of Free Software and Universities", ao lado de Ana Luisa Losnak, do CCSL/USP, que também assina o artigo.

Durante os dois dias do Flossie, desenvolvedoras, programadoras, usuárias de tecnologias livres, artistas digitais, pesquisadoras e estudantes apresentam e articulam palestras, debates, oficinas e exposições. As atividades foram conduzidas exclusivamente pelo público feminino (mulheres, transexuais e transgêneros), mas homens interessados na programação foram bem-vindos.

O objetivo das organizadoras é que o Flossie sirva de espaço para apresentar e discutir ideias, compartilhar habilidades e construir projetos conjuntos. Confira a programação completa aqui.