Brasília vai ser sede, nos dias 21 e 22 de novembro, do 2º Encontro Nacional de Dados Abertos. O evento, que vai ser realizado na Escola de Administração Fazendária (Esaf ), é promovido pelo Ministério do Planejamento (MP), em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil) e com apoio da Associação do Software Livre, e tem por objetivo aprofundar a discussão sobre dados abertos governamentais e atrair novos públicos.

Publicados abertamente, os dados abertos estão disponíveis para qualquer pessoa utilizar e republicar da maneira que achar melhor. A proposta conecta o governo ao cidadão e permite que sejam criados melhores serviços em benefício da sociedade a partir desses dados. A política tem ganhado relevância internacional não só sob a ótica da inovação tecnológica, mas também como uma estratégia de modernização da gestão pública. No Brasil, o Portal de Dados Abertos é a referência principal dessa política. 

O evento contará em sua programação com convidados nacionais e internacionais para falar sobre Política de Governo e Dados Abertos. Temas como educação com dados abertos, jornalismo de dados, dados abertos nas empresas públicas de TI, entre outros, serão trabalhados em palestras, desconferências e lightining talks. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste endereço: http://2.encontro.dados.gov.br/cadastro.html.

 

Serviço

2º Encontro Nacional de Dados Abertos
Quando: dia 21 e 22 de novembro.
Onde: Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.
Mais informações: http://2.encontro.dados.gov.br/