A Associação Software Livre Santa Catarina, com sede em Florianópolis, foi declarada como instituição de utilidade pública através de um projeto de lei elaborado pelo vereador Ricardo Camargo Vieira (PC do B) e aprovado pela Câmara de Vereadores.

Na prática, a declaração de utilidade pública significa que o governo reconhece que esta entidade presta serviços relevantes para a sociedade. Além disso, doações feitas para estas instituições podem ser debitadas do imposto de renda, abrindo uma possibilidade maior de arrecadação de recursos para execução de projetos sociais.

Em Porto Alegre, o vereador Carlos Comassetto (PT) enviou para a Câmara um projeto de lei que pretende dar o mesmo reconhecimento à Associação Software Livre.Org, organizadora do FISL.

Mais uma vitória do Software Livre.

A Solisc

A Associação Software Livre SC existe oficialmente desde 2009 e surgiu com o intuito de promover o SoLiSC – Congresso Catarinenese de Software Livre. Entre seus objetivos estão desenvolver ações para incentivar o uso e desenvolvimento de soluções baseadas em Software Livre perante a sociedade, tais como palestras, cursos, eventos, além da experimentação de novos modelos sócioeducativos e sistemas alternativos de produção e distribuição de Softwares Livres e de Código Aberto.