Entre os dias 27 a 29 de novembro, Porto Alegre vai sediar a 11ª edição da Oficina para Inclusão Digital e Participação Social. Há dez anos, o evento recebe ativistas, representantes de organizações e governo e público geral interessado no tema da Inclusão Digital, que se reunirão para trocar experiências, aprender, ensinar e discutir os rumos desejados para as políticas públicas da área.

 

 

 

Em 2012, as Organizações da Sociedade Civil retomaram seu papel de protagonistas na convocação da 11º Oficina, e fizeram importante opção: incluir no seu temário permanente a temática da Participação Social como fundamento para quaisquer programas de Inclusão Digital. Mais que isso, fizeram importante opção de se juntar à Associação Software Livre.Org, indicando a clara recomendação para que o software livre esteja sempre associado as iniciativas de Inclusão Digital.

11ª OID

A 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social é uma iniciativa das organizações não-governamentais Província Marista (RS), Programando o Futuro (DF), Coletivo Digital (SP), Instituto NUPEF (RJ), Cidadania Digital (RS), Projeto Saúde & Alegria (PA) e Sampa.org (SP) em parceria com a Associação Software Livre.Org, e tem o apoio da Dataprev, do governo do Estado do RS, através da SECOM - Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, do SERPRO e do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Realizada desde 2001, em diferentes cidades do país, a OID tem como eixo fundamental a inclusão social, e é um espaço de discussão de políticas públicas, estratégicas e diretrizes de ações que promovam a apropriação das tecnologias digitais pela população. Além dos envolvidos diretamente com as TICs (tecnologias da informação e comunicação), o evento também é aberto a todos os interessados que buscam maiores informações e também àqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos práticos na área, uma vez que a oficina conta também com workshops práticos, além das plenárias e debates.

As discussões serão agrupadas em nove temáticas:

- Garantia de Direitos e Participação Social; 
- Cultura Digital, Midialivrismo e Inclusão Digital; 
- Garantia de Direitos: Direito à Memória, Direito à Comunicação;
- Universalização do Acesso: Computador para todos; 
- Resíduos Eletrônicos, Logística Reversa e Políticas Públicas; 
- Mídias Sociais, Internet e Governança; 
- Universalização do Acesso: a Política Nacional de Banda Larga; 
- Os Caminhos da Formação Online: Plataformas Públicas, e 
- Solidariedade, Compartilhamento e Software Livre.
O lançamento oficial do evento acontecerá no dia 30 de outubro em Porto Alegre, em local a ser definido em breve. Nesta data também será lançado o site, no qual estará disponível a programação completa, bem como o formulário para inscrições gratuitas.