Situações inusitadas do cotidiano de um programador são retratas diariamente no site ‘Vida de Programador’ através de tiras e boas doses de bom humor. No dia 19, às 10h, André Noel – o autor do site – vai compartilhar com o público da Latinoware as suas experiências e ainda mostrar como utiliza as ferramentas livres na produção do conteúdo.

Muita criatividade, Inkscape e Gimp são o suficiente para o trabalho que desempenha e é seguido por internautas de todo o País. “Tudo é produzido com software livre. Não encontrei dificuldades porque já o utilizo desde muito antes de começar com o ‘Vida de Programador’. É claro que as ferramentas proprietárias sempre possuem algum recurso a mais que as outras, mas nunca senti necessidade deles”, destaca.

- De onde surgiu a ideia de criar o site? Quanto tempo costuma dedicar às ilustrações atualmente?

Eu queria fazer algo que fosse bem humorado e que fizesse as pessoas rirem. Depois de pensar em algumas ideias diferentes, pensei que devia focar na programação, que é o que entendo melhor. Daí o conteúdo foi “brotando” a partir de coisas que vivi, algumas histórias de amigos e logo comecei a receber inúmeras histórias reais de leitores. Hoje estou trabalhando só com o site e fazendo mestrado. Então, a produção de conteúdo e o mestrado ficam batalhando pelo meu tempo… :)

- Temos alguma tira para a Latinoware!?

Com certeza. Só não sei se vai dar certo de desenhar lá ao vivo por causa do tempo, mas com certeza terá uma especial.

* André Noel é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Desenvolvedor web e Usuário de Linux desde 2002, e de Ubuntu desde 2005; É membro do Conselho da Comunidade Ubuntu-BR e autor do site Vida de Programador.