O alemão Frank Karlitschek é conhecido por ser um dos grandes colaboradores na área de software livre mundial. Além de participar de iniciativas como o Open-PC e a rede openDesktop.org, ele é o fundador da ownCloud Inc, empresa que desenvolve serviços na área da computação em nuvem.

Na Latinoware 2012, ele vai apresentar as principais novidades do setor – no qual é considerado um dos maiores especialistas internacionais – e ainda promete uma surpresa. Qual será? Confira a nossa entrevista completa:

O que um estudante ou um jovem empreendedor podem esperar de sua apresentação?

Eu irei apresentar as ideias por trás do ownCloud e porque ele faz sentido para o software livre e para uma sociedade livre. Eu também irei mostrar como participar e, além disso, apresentarei uma iniciativa nova como surpresa.

O que torna o OwnCloud especial e o que fez você começar este projeto?

O problema com todas as outras soluções de armazenamento em nuvem como o Dropbox, Ubuntu One, Skydrive, Google drive ou o iCloud, é que você tem que entregar seus arquivos e perder o controle se você quiser usar a sincronização e compartilhar características. O ownCloud é o único projeto de código aberto que possui características comparáveis aos grandes proprietários, mas que funciona em sua própria máquina.

O que nós podemos esperar para as próximas versões do Owncloud?

O último lançamento foi o ownCloud 4.5, que caracteriza um algoritmo de sincronização aprimorado mais robusto e significativamente mais rápido. Nós temos também suporte completo para a montagem de servidores Google Drive, Dropbox, e FTP e até mesmo outros ownClouds em seu ownCloud, além de muitos recursos e soluções.

Junto com o Projeto de Código Aberto Owncloud, você também tem uma empresa – a Owncloud Inc. – que oferece o Owncloud como um cerviço. Qual o modelo de negócio por trás disso e como ele está funcionando até agora?

A empresa ownCloud oferece o ownCloud para empreendimentos, centros educacionais e fornecedores de serviços. Os clientes obtêm serviços e suporte em relação ao ownCloud. Nós fazemos a customização para eles e oferecemos também o ownCloud como uma opção dupla de licença. Nós temos observado um interesse maior do que o esperado para a tecnologia nestas áreas e estamos crescendo rapidamente.