Viewed 269 timesJá era sem tempo, mas vocês sabem como é: trabalho, faculdade, família... E o espaço para o blog, onde fica?!
O projeto vem evoluindo desde março deste ano, estamos focando 4 áreas:
- CRM
- Gerenciamento de Projetos
- Gerenciamento de Serviços de TI
- Segurança da Informação
A idéia inicial era fazer trabalhos técnicos e submeter palestras relacionadas à eles no FISL12, mas após inúmeros encontros decidimos transformar este projeto em um programa. Então apartir de hoje vamos fazer desta comunidade um repositório de conhecimentos sobre ferramentas open source para apoio à gestão de TI.
CRM
Estamos testando o openCRX para o apoio às estratégias de CRM, veja estes artigos da linux magazine:
O conceito de CRM ainda é um mistério para muitas empresas, assunto para um próximo post, contudo há um conseso de que é necessário mudar a forma como lidamos com os clientes. Devido à grande concorrência e a comodidade da compra online os negócios precisam repensar sua forma de contato e tentar criar um 'relacionamento' com seus compradores, daí vem a necessidade desse tipo de estratégia.
Pensamos no openCRX por sua alta capacidade de usuários e pela forte comunidade de desenvolvimento (empresas como a Crixp Corporation e a Omex AG estão por trás da marca).
Gerenciamento de Projetos
O gerenciamento de projetos é tratado por muitos como um commodity, na concepção de alguns especialistas esta competência deve ser de conhecimento de qualquer profissional, o que não deixa de ser correto; partindo do princípio de que qualquer atividade que possua mais de uma ação já é um projeto. No entando, o mercado ainda não possui esta cultura e são necessárias áreas específicas somente para este fim.
Nesta última semana o portal Olhar Digital fez uma pesquisa sobre as quatro profissões mais demandadas dentro da área de TI e uma delas é justamente ligada a projetos - confira aqui.
Na L-GTIC temos nos dedicado a compreender e discutir os conceitos do Guia PMBOK, da PMI, como ferramenta estamos testando o OpenProj, a evolução dos testes será divulgada nos próximos posts.
Gerenciamento de Serviços de TI
Quando falamos de gestão de TI a primeira coisa que nos vem a cabeça é ITIL, sem dúvidas, a framework da OGC é uma das mais utilizadas e conhecidas dentro do mercado de TI. Contudo, ela contempla somente o gerenciamento de serviços de TI, sendo muito superficial em outros temas, como: governança e segurança da informação.
O gerenciamento de serviços de TI é o coração da área de TI, mas nada sairá da forma correta se não estiver alinhado com o negócio, ter ciência de que o ITIL é meio, e não o fim, é algo que ainda está sendo percebido pelo mercado.
Dentro deste cenário resolvemos testar soluções livres para automatizar a central de serviços, a opção escolhida foi o Ocomon a evolução dos testes também será divulgada neste canal.
Segurança da Informação
Importante em qualquer negócio, mas só lembrada quando as falhas acontecem.
A segurança possui diversas áreas de atuação: identidade, criptografia, bloqueio de conteúdo, antivírus... Contudo, mesmo sendo identificada, nas mais diversas formas, ainda não está amadurecida dentro da maioria das organizações.
Contribuiremos inicialmente pela criptografia, apartir dos testes com o TrueCrypt que é capaz de emular um drive virtual criptografado para armazenamento de dados.
Por hoje é só... Gostaria do feedback de vocês sobre as soluções, já conheciam estes softwares? Qual a experiência de vocês com eles?
PSL-Brasil - start: Gestão de TIC em Ambientes Open Source - Software Livre
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