Tarso Genro publicando o código do site do Gabinete Digital
Tarso fazendo um commit + push oficializando a publicação do código do sítio do Gabinete Digital.
 
 
A comunidade de Software Livre tem mais uma oportunidade de colocar as políticas sobre o tema na pauta do governo do estado, no RS. Como? Fazendo com que a pergunta sobre Software Livre seja a mais votada deste mês na ferramenta "O Governador Escuta", do Gabinete Digital. 
A pergunta mais votada do primeiro mês teve 858 votos. Quantos somos na comunidade Software Livre? A gente consegue! A pergunta escolhida será respondida em vídeo diretamente pelo governador Tarso Genro. É a "democracia conectada", cidadãos colocando o governo pra pensar o que nos interessa! Vote aqui: http://migre.me/55eYF

No mês de maio, o Gabinete do Governador Tarso Genro lançou a público uma iniciativa de aproximação do governo com o cidadão através dos recursos da internet, o Gabinete Digital. Mais que uma ferramenta, o Gabinete Digital pretende ser "um novo sistema de participação popular e cidadã, capaz de tornar-se um exemplo da busca por um novo paradigma em termos de governança democrática no Brasil.", como escreveu Vinicius Wu, Chefe de Gabinete do Governador.
Dentre diversas formas de interação, através do "Governador Responde", os cidadãos podem propor suas questões que serão respondidas mensalmente diretamente pelo Governador, seja ele Tarso Genro ou um futuro governante, desde que sejam as mais votadas. Aí que entra, além do debate e da reflexão coletiva, o poder de mobilização das redes sociais. 

O canal já está aberto. Além de toda a iniciativa do Gabinete Digital ter como preceito o uso de licenças livres, no dia 29 de junho, às 14h, o governador Tarso Genro estará no #fisl12 em mais uma agenda do "Governo Escuta". Com o tema "Cultura, Democracia e Governos do séc. XXI", Tarso Genro ouvirá especialistas que ajudarão a pensar políticas relacionadas à participação, transparência e tecnologia.

Nós sabemos porque é importante que o governo pense as políticas de, para e com Software Livre. Economia de recursos públicos, transparência, possíbilidade de  auditoria, são só os argumentos mais fáceis de compreender por quem ainda não faz parte deste mundo. Fazendo com que a discussão ganhe as ruas - os jornais! - fazendo aparecer nossa vontade, conseguiremos dar mais uma passo para que o mundo para além da comunidade Software Livre possa perceber o valor que um código público tem para fomentar a inovação. Porque o que nos interessa de fato é que o conhecimento seja livre e compartilhado, seja ele um código ou não. Mas isso é papo para uma outra longa história. :)