LampadaverdeMuito se tem visto sobre as ditas "energias alternativas" no contexto da Sustentabilidade. Energia eólica tem sido tema de grandes investimentos no Rio Grande do Sul. Energia solar, tanto térmica quanto fotovoltaica, tem grande potencial gerador na maioria do território brasileiro. Projetos de micro usinas hidroelétricas apontam para o rumo da descentralização na geração de energia, o que é muito bom!

Entretanto, desde 1890, Nikola Tesla já pesquisava e aplicava tecnologias que atualmente pareceriam impossíveis para o grande público e para a Academia.  Mesmo tendo inventado a corrente elétrica alternada, os motores elétricos, o controle remoto sem fio, as lâmpada fluorescente e até re-inventado a lâmpada incandescente (pois Thomas Edison proibia o uso de sua patente), apesar disso tudo, suas principais contribuições para a humanidade continuam largamente desconhecidas, como é o caso das pesquisas em transmissão de potência elétrica sem fio a grandes distâncias.

Nas últimas cinco décadas, diversos pesquisadores, de forma independente, inventaram e construíram dispositivos que só se pode designar como revolucionários!  Um exemplo brasileiro é o motor keppe, que foi apresentado no 11º Fórum Internacional Software Livre (fisl11) e cujo estande foi visitado pelos então candidatos à prefeitura de Porto Alegre, Tarso Genro e Beto Albuquerque. Mas vários outros exemplos são referenciados na Internet, como por exemplo os geradores de John Searl, Eckin-Brown, Howard Johnson, Robert Tracy e tantos outros.

Assim como a revolução da Internet começou de modo discreto nas universidades, a Revolução Energética já está em curso mundo a fora, nas garagens, escolas e micro empresas... Mas existem forças poderosas que fazem de tudo para evitar que essas tecnologias possam ser usadas generalizadamente!  Algumas gerações atrás não possuíam geladeira, o frio vinha de barras de gelo produzidas de modo centralizado em indústrias e havia uma "conta do gelo". Com a invenção da geladeira a produção do frio foi descentralizada e a "conta do gelo" foi substituída pela conta da "energia elétrica". Antes do correio eletrônico havia um preço a pagar pelo envio de cartas, mas isso mudou radicalmente com a revolução da Internet.

A Revolução Energética vem para mudar o modo como nos relacionamos com a natureza. Pela captação de uma ínfima fração do Campo de Flutuações Quânticas já é possível obter energia limpa, virtualmente infinita e, principalmente, de modo descentralizado. Assim como temos nossa produção local de frio (a geladeira) podemos ter nossa produção local de energia. Cada residência, cada família pode ter o seu próprio gerador que independe do sol, do vento, da chuva, etc...  Isso não viola nenhuma das ditas "Leis da Física", apenas clama por uma mudança de visão ou troca de paradigma em relação a como entendemos sistemas (termodinamicamente) fechados e abertos.

Um dos grandes defensores da Revolução Energética é o ex-astronauta e PhD Brian O'Leary. Em vários de seus livros ele documenta pesquisadores em diversas partes do mundo que lhe demonstraram suas invenções. Geradores que por diferentes métodos conseguem captar algo do campo de Energia em Ponto Zero e com isso agem como fontes ininterruptas de potência energética, como um veleiro se move extraindo energia do sol que se manifesta como vento.

Apenas revendo como usar a eletrólise (quebra da molécula da água) pode-se produzir um gás que tem diversos nomes: HHO, hidroxy, gás de Browm, etc... Este gás apresenta várias propriedades inusitadas e quando é injetado junto com um combustível hidrocarboneto age como catalizador. Disso resulta uma queima (oxidação) mais eficiente o que promove economia de combustível, redução em mais de 80% na emissão de gases poluentes e melhor funcionamento do motor. Já existem empresas vendendo produtos e serviços neste contexto e os resultados são impressionantes!  Por que isso ainda não é amplamente conhecido?  Porque o lobby da indústria do petróleo não tem qualquer simpatia pela proposta... Economizar combustível vai contra a estratégia de nos manter dependentes dessa fonte poluente e ineficiente de locomoção. Um motor normal a gasolina ou álcool tem uma eficiência menor do que 20%!!!

O Brasil está numa situação perfeita para quebrar este ciclo vicioso. O Rio Grande do Sul já demonstrou em várias ocasiões sua vocação revolucionária... Fórum Social Mundial, Fórum Internacional Software Livre, etc...

Associação Software Livre.Org