Os desenvolvedores da The Document Foundation e do LibreOffice têm estado um tanto ocupados.
A TDF está preparando-se para a Conferência do LibreOffice 2011, no Outono, em Paris, organizando palestrantes, recebendo artigos, entre outras tarefas enquanto os desenvolvedores continuam trabalhando com seus códigos a todo vapor.
http://www.tuxmachines.org/images/400px-Libreoffice-unity.png
A Versão 3.4 virá com várias funcionalidades novas, além da habitual correção de bugs e melhorias de desempenho. Por exemplo, o Writer logo suportará cores e estilos de linha nas colunas e rodapés. O modo em caracteres gregos estará disponível para listas com marcadores.
O Calc em breve será capaz de suportar múltiplos subtotais para um subconjunto de intervalos de número sem uma única planilha. Uma reformulação completa da camada de desenho vai melhorar a “precisão no reposicionamento e redimensionamento dos objetos de desenho.” O Impress com suporte melhorado na exportação para HTML com imagens.
O núcleo também receberá boas mudanças. Uma será a classificação natural das listas do menu, como tipos de parágrafo. Por exemplo, o Título 10 seguirá o Título 9 como seria de se esperar. Melhorias na autocorreção como a digitação do termo http não mais terá a capitulação automática do H. O ponteiro do mouse deverá ter mais precisão. O LibreOffice deve demonstrar inicializações mais suaves, através da abertura do “splash” mais cedo no processo, e mais rápidas devido à limpeza do código.
E os usuários do Ubuntu devem ficar particularmente interessados no novo
suporte ao menu global do Unity que virá no LibreOffice 3.4. A versão Beta 4 foi liberada em 6 de Maio, a RC2 está agendada para 23 de Maio, e a versão final é esperada para o dia 31 de Maio.

* por: Susan Linton – 10 de Maio de 2011
tr* dução: Paulo de Souza Lima

fonte: Ostatic