A primeira vez que Jon "maddog" Hall esteve no Brasil para falar sobre software livre foi em Recife, em setembro de 2001, logo após o atentado às torres gêmeas nos Estados Unidos. Entretanto, bem antes disso, "maddog" já preocupava-se com a tecnologia como agente de geração de emprego e renda e de seu potencial na diminuição de desigualdades. Maddog compartilhará com todos os participantes do III FSLDC as estratégias do Projeto Cauã, uma idéia de diminuição no consumo de energia em computadores, aumento na satisfação e experiência das pessoas ao lidar com equipamentos realmente fáceis de serem utilizados, possibilidade de criação de três milhões de postos de trabalho no Brasil e demais países da América Latina, melhoria significativa na educação e economia mundial de dez bilhões de reais por dia.

O projeto Cauã é um projeto que utiliza Hardware e Software Livre e de Código Aberto, concebido para que as pessoas possam ganhar a vida como Administradores de Sistemas e empreeendedores, usando como base este projeto. Basicamente, o projeto visa formar os "nerds" em especialistas em suporte para as pessoas que não entendem de tecnologia. Segundo Maddog, os participantes do projeto Cauã receberão treinamentos (técnicos e voltados para negócios) e dicas para conseguir um financiamento. Somente prestando este serviço, que inclui o aluguel dos thinclients para os clientes, Maddog estima que o dono do negócio ganhe R$ 6 mil por mês. O projeto inclui também uma parceria com empresas de telefonia para que os empreendedores comprem um link de Internet e compartilhem entre seus clientes. Com isso, segundo Maddog, o custo cai e todos poderão acessar a internet de graça.

Jon Maddog Hall, é diretor executivo da Linux International, uma organização sem fins lucrativos patrocinada por empresas de grande relevância internacional na área de TI que promove o desenvolvimento de aplicações em software livre e código aberto. Trabalha com informática desde 1969, é utilizador de Unix desde 1977 e de Linux desde 1994 e é um dos fundadores do movimento Open Source internacional. Estudou na Drexel University e, mais tarde, no Rensselaer olitechnic Institute na cidade de Troy (Nova York). Após terminar seus estudos, trabalhou com mainframes IBM na empresa Aetna Life and Casualty. Em seguida, tornou-se reitor da faculdade de Informática do Artford State Technical College, onde os estudantes o apelidaram de maddog (“cachorro louco”), apelido pelo qual prefere ser chamado. Mais tarde, assumiu uma posição como Administrador de Sistemas nos Bell Laboratories, acabando por ingressar na Digital Equipment Corporation (DEC), onde trabalhou durante 16 anos. Nesse período, conheceu Linus Torvalds, a quem forneceu suporte para o desenvolvimento da versão do Linux para hardware baseado na arquitetura Alpha, de 64 bits. Maddog é um orador excepcional, que contagia seus ouvintes através do seu carisma pessoal e de analogias e exemplos que encantam o público.

Informações e inscrições:

http://forumsoftwarelivre.com.br