TarsoDiante de uma plateia de blogueiros famosos, especialistas em comunicação digital, jornalistas, estudantes e membros do governo, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, lançou ontem, dia 24 de maio, o Gabinete Digital. O objetivo, segundo ele, é oferecer canais permanentes de comunicação com a população e a chance do cidadão se apropriar verdadeiramente da democracia.

A criação do Gabinete Digital se baseou em modelos de democracia no mundo digital, como Alemanha e Estados Unidos, reunindo as melhores práticas e criando um conjunto único de mecanismos para a participação.

Feito em software livre pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do RS (Procergs), o site reúne ferramentas como o Governador Responde, onde qualquer pessoa pode enviar uma pergunta e a mais votada do mês será respondida pelo próprio governador através de um vídeo. Pela Agenda Colaborativa, a população pode sugerir pautas para discutir com o governador na sua cidade. Em o Governo Escuta, são realizadas mesas redondas para debater  diversos temas com a participação de especialistas e do governador, com transmissão pela internet e espaço para a interação dos internautas.  Para fazer a transmissão via internet, o Gabinete Digital se baseou na experiência da TV Software Livre com o uso do Landell, software de streaming cujo desenvolvimento foi fomentado pela Associação Software Livre.Org.

O chefe de gabinete do governador, Vinicius Wu, afirmou que a iniciativa também tem o objetivo de promover o uso do software livre. “Estamos apostando na renovação da democracia e no fortalecimento da cidadania com a participação e apropriação da tecnologia”, disse. Todo o conteúdo do site está licenciado em Creative Commons. A professora Ivana Bentes, diretora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), presente no lançamento, comparou a iniciativa à criação do Orçamento Participativo. “Assim como o OP foi criado em Porto Alegre e hoje é utilizado por muitos países, espero que esse exemplo de democracia se torne um padrão para os gestores públicos do mundo inteiro”, comentou.

O evento de lançamento do Gabinete terminou com a liberação do códio do site pelo governador Tarso Genro, momento registrado na imagem acima. Na foto, o governador está acompanhado do sócio da ASL, Fabrício Solagna, que também integra a equipe responsável pelo Gabinete Digital. O governador Tarso confirmou ontem através de seu twitter a presença no fisl12.