Iniciativa da SOFTSUL dentro da programação da primeira edição da BITS – Business IT South America, teve a participação de quase 800 pessoas em três dias

Entre os dias 10 e 12 de maio, Porto Alegre foi sede da primeira edição da BITS – Business IT South America, primeiro evento CeBIT na América Latina. Integrando a programação oficial, a SOFTSUL realizou o congresso internacional @ICT Latin American Congress on ICT Trends. O evento foi composto por três trilhas temáticas com mais de cem profissionais entre palestrantes e moderadores.

http://www.itweb.com.br/imagens_upload/48867_20052011105507.jpg


A trilha 01 (Soluções de TIC para Alavancar Negócios) discutiu abordagens inovadoras para agregar valor e alavancar os negócios por meio de soluções de TIC, em especial para as micro, pequenas e médias empresas.

A trilha 02 (Alinhamento da TIC aos Negócios e Desafios Empresariais) apresentou as implicações estratégicas do alinhamento da TI aos negócios, fundamental para competir em um mercado cada vez mais agressivo e os desafios enfrentados pelas empresas nesse tema, um dos assuntos mais discutidos pelos CIOS.

A terceira trilha (Impacto das Telecomunicações e da Mobilidade nos Negócios) tratou do impacto das telecomunicações e da mobilidade nos negócios das empresas enfatizando as tendências dessa indústria e as tecnologias, em rápido desenvolvimento, que proporcionarão ganhos fantásticos de produtividade.

Mais de 10 mil pessoas passaram pelos corredores da FIERGS nos três dias do evento, das quais quase 800 assistiram a pelo menos uma das 36 atrações do @ICT. Entre as atrações, estiveram em Porto Alegre: Daniel Dias (IBM), que foi o keynote de abertura do evento, e falou sobre a visão sobre a tecnologia global e o seu impacto nos negócios; Eberli Riella e Lafaiete Everardi (Procempa) apresentaram soluções de M-GOV da Procempa, além de um debate sobre Virtualização; Martha Gabriel (NMD) falando sobre Redes Sociais; Claudio Bartolini veio falar sobre Predictive IT Analytics nos Laboratórios HP; Cezar Taurion (IBM), Otavio Pecego (Microsoft) e Karin Breitman (Puc-Rio) discutiram Cloud Computing; João Itaqui (Google) debateu ferramentas colaborativas; André Torretta (Ponte Estratégia) discutiu a nova classe consumidora; Gill Giardelli e Alfredo Fedrizzi trouxeram discussões sobre habilidades profissionais para o século XXI; Marcelo Branco discute comunicação de massas e comunicação em rede e Gustavo Pacheco (LibreOffice), Edgard Costa (Alfresco) e Mauricio Pretto (Canonical) debatem em painel sobre software livre.

Além destes renomados palestrantes, o @ICT trouxe também Ana Paola Teixeira (Andinatech), André Mazeron (Processor), Antonio Rodrigues (BRQ), Elber Armbrust Ribeiro (COM Braxis), Fernando Nery (Módulo), Giani Maldaner (Sisnema), Gil Giardelli (Gaia Creative), J. Roberto Evaristo (3M), José Davi Furlan (ABPMP), Marcelo Duarte (Banco Carrefour), Marcelo Ribeiro (Catho), Marco Stefanini (Stefanini), Renato Rosa (Red), Ricardo Nizoli (Vonpar), Robert Jansen (Outsource Brasil), Rômulo Dornelles (Ilegra), Victor Knewitz (Human Mobile), Vladimir Bidniuk (Damovo), Martha Gleich (Grupo RBS), entre outros.

Segundo o Diretor Presidente da SOFTSUL, José Antonio Antonioni, o objetivo do Congresso @ICT Latin American Congress on ICT Trends foi inspirar inovação nos negócios e intercâmbio de conhecimento. "Acreditamos que construímos um congresso de "TI" diferenciado. Deixamos de lado sistemas e tecnologia só para técnicos e falamos de tendências, comportamento, realidade, futuro e é claro, tecnologia.".

“É importante ressaltar que os congressos superaram as expectativas com público diverso nas salas do @ICT, que se mantiveram lotadas”, complementa Antonioni. Auditório Softsul/Fiergs - Além das três salas onde foram realizadas as trilhas do @ICT, a Softsul promoveu, também dentro da BITS GLOBAL CONFERENCES, uma programação especial, diversificada e gratuita no Auditório Softsul-Fiergs, no térreo.

Entre as atrações deste espaço foram promovidas no local: a solenidade de abertura do BITS GLOBAL CONFERENCES; a palestra de Daniel Dias, keynote do evento; O Seminário Open Innovation (OI), realizado pela Fiergs e pelo Al Invest; O Seminário RELAIS (Rede Latino-Americana da Indústria de Software); o Inova Show Case, em uma iniciativa da Inovapoa/Prefeitura Municipal de Porto Alegre; Apresentações SOFTEX e Apresentações de Parques Tecnológicos, entre outros.

O caminho até a BITS - A realização de um evento com a chancela da CeBIT em Porto Alegre é fruto de uma iniciativa da SOFTSUL iniciada em 2007, com a criação do Comitê Pró-CeBIT, que contou com a participação de diversas entidades e órgãos governamentais, entre as quais a AHK – Câmara Brasil-Alemanha, Abinee-RS, Assespro-RS, ASL.org, Cei/Ufrgs, Comcet, Ceti, InternetSul, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre, Rede Marista, Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), e Sucesu-RS.

O @ICT - O @ICT Latin American Congress on ICT Trends foi uma realização da Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software - SOFTSUL - em cooperação com a Inovapoa e com a Câmara de Vereadores de Porto Alegre o patrocínio Premium da Procempa e Prata da Perto e do Badesul - e estrutura a programação do BITS Global Conferences. Um congresso internacional composto por três trilhas técnicas temáticas orientadas a negócios e sessões de keynotes que abordaram temas estratégicos para empresários de TIC.

Contaram com o apoio da Abril Mídia, da Agenda 2020, da Altos Eventos, do Baguete, da BRQ, da Canonical, do Carrefour Soluções Financeiras, da Catho Online, da Google, da Ilegra, da Intel, da IBM, da Microsoft, da Módulo Solutions for GRC, da Pink Elephant. da RED, da Sisnema, da Softex, da Stefanini e da Wcomm. Abradi, Abradi-RS, Advance, Apeti, ASL.org, Assespro Nacional, Assespro-RS, Assespro-SC, Brasscom, CEI/UFRGS, CETI, CITS, Comcet, ConsulTI, Dynamo, Dinamize, Faculdades Dom Bosco, Fenainfo, HP, Human Mobile, IBGEN, InternetSul, Polis Tecnologia, Polosul.org, Porto Alegre Convention & Visitor Bureau, Procergs, Prodesk, Propus, PUC-RS, Raiar, Revista da TI, Riosoft, Sadig, Sebrae RS, Senac RS, Seprorj, Socaltur, Softex Campinas, Softex Recife, Sucesu RS, Sucesu Nacional, Tecnopuc, Tecnosinos, Tecsoft, TIWorks, Trinopolo, Valetec e WBI/Brasil foram parceiros oficiais do evento.

A BITS - Em uma iniciativa da Deutsche Messe por meio de sua subsidiária no Brasil, entre os dias 10 e 12 de maio de 2011 foi realizada em Porto Alegre a BITS - Business IT South America. A feira foi organizada e promovida pela Hannover Fairs Sulamerica e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - CIERGS / Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS, em cooperação com a Converge Comunicações e com a Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software - SOFTSUL.

* fonte: it Web