A prefeitura de Cachoeirinha, distante 17km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, economizou R$ 2.294.428,00 em três anos com a adoção de softwares livres. Os números foram divulgados esta semana e correspondem ao período entre setembro de 2009 e fevereiro de 2011. A economia de recursos se deu em áreas como licenças de software de correio eletrônico, virtualização e serviços de infra-estrutura de segurança.

Segundo o coordenador geral de TI da Prefeitura de Cachoeirinha e conselheiro da Associação Software Livre.Org (ASL), Daniel Barbieri, a migração para softwares de código aberto também trouxe agilidade para a modernização dos sistemas da prefeitura. “Tínhamos a necessidade de atualizar os sistemas e se fossemos fazer com softwares proprietários precisaríamos enfrentar todos os processos de licitação para compras. Com software livre a implantação foi muito mais rápida”, afirma. Ele também salientou que a adoção de programas de código aberto permite que a prefeitura faça eventuais melhorias e alterações nos softwares de acordo com a sua necessidade.

Cachoeirinha fica situada em um ponto estratégico na Região Metropolitana de Porto Alegre, com acesso facilitado aos municípios vizinhos. Com mais de quatro mil empresas atuantes na cidade e com uma população de 112 mil habitantes, a cidade vem crescendo e se destacando no cenário econômico do Estado.