Por Guilherme Albuquerque

CmidMais do que um projeto de robótica livre, o CMID carro, que está em exposição na Campus Party, é um projeto de inclusão social, digital e ambiental, desenvolvido pelo Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) onde os alunos aprendem desde robótica até reciclagem passando por artesanato e informática.

A parte de hardware do carro é basicamente feita de componentes eletrônicos que iriam para o lixo, mas como o projeto também visa inclusão ambiental os responsáveis se preocuparam com este aspecto, reciclando desde o motor de fotocopiadora até a carcaça de computadores. Os softwares que controlam o carro são todos livres, assim como o projeto, que também é livre, abrindo as portas para quem quiser fazer igual ou aperfeiçoá-lo.

Tudo é aproveitado, o que não funciona, vira arte feita pelos próprios participantes, que pode se tornar também uma fonte de renda. O meio de conexão do carro com o notebook controlador é a já quase extinta porta paralela. O carro também pode ser controlado por wi-fi.

Para conhecer mais sobre o CMID acesse http://www.cmid-sm.org/

Cmid2

Fotos: Guilherme Albuquerque - guilherme.albuca@gmail.com