A Microsoft e a SAP vão comparecer à audiência da União Europeia sobre os planos da Oracle de comprar a Sun Microsystems, o que poderia ajudar os reguladores da UE a decidir se permitem ou bloqueiam o negócio, disseram duas pessoas próximas do assunto.

A audiência fechada com duração de dois dias começa nesta quinta-feira, 10/12, e vai permitir que Oracle, Sun, seus competidores e as partes interessadas argumentem na frente de autoridades da Comissão Europeia e a reguladores nacionais antitruste.

A Comissão Europeia se posicionou contra a aquisição de US$ 7 bilhões, dizendo que a combinação do sistema de banco de dados MySQL da Sun com os produtos da Oracle podem reduzir a competição no mercado de gerenciamento de dados. "A Comissão tem Microsoft, SAP, Monti Widenius (fundador do MySQL) e nenhum consumidor. A Oracle terá oito consumidores apoiando a sua posição na audiência", disse à Reuters uma das pessoas envolvidas na audiência.

Widenius, criador do MySQL e fora da Sun, revelou à Reuters sua preocupação de ver 'sua criação morta'. O presidente da Oracle, Safra Catz, e um representante do Departamento de Justiça dos Estados Unidos que aprovou a aquisição em agosto, também vão comparecer à audiência, disse outra fonte à Reuters.

A Comissão estabeleceu o prazo até 27 de janeiro para tomar uma decisão sobre a compra. A Oracle tem até 14 de dezembro para submeter soluções que correspondam às preocupações das autoridades da União Europeia sobre o impacto competitivo do negócio. Ela disse que o MySQL vai melhorar sua competitividade com a Microsoft. O banco de dados MySQL é utilizado por sites populares operados por companhias como Google, Facebook e Amazon.

Fonte: Convergência Digital