sexta-feira, maio 02, 2008

Google testa novo sistema de busca de imagens - Geek

 

30/04/2008 07:04 - 1239 exibições

Google testa novo sistema de busca de imagens

 

Procurar por um certo tipo de imagem na busca do Google pode ser complicado às vezes. Termos que podem significar muitas coisas tornam a pesquisa muito mais demorada, e até infrutífera, já que a imagem é procurada de acordo com o texto relacionado a ela.

 

E é por isso que o Google está pesquisando muito a respeito de novas maneiras de realizar essas pesquisas, e pode estar no caminho certo, com um sistema diferente, que realiza a busca através da comparação de imagens.


Na Conferência World Wide Web, que aconteceu em Pequim, China, dois cientistas do Google apresentaram um documento no qual discorrem a respeito de um novo sistema de pesquisa de imagens. Nele, computadores catalogam milhares de imagens, que são comparadas digitalmente, formando um gigante banco de dados, revela o Slashdot.

Neste mecanismo, o computador analisa todos os dados de uma foto e associa a ela palavras-chave.


De acordo com o TechCrunch, é uma tecnologia semelhante ao modo como o texto funciona com o PageRank, uma família de algoritmos para dar pesos numéricos a documentos com hyperlink (ou páginas da web) indexadas por um motor de busca. "Realizar isso com todas as imagens disponíveis na internet poderia ser impraticável", disseram os pesquisadores, principalmente pelo grande volume de imagens catalogadas pelo sistema, um dos mais abrangentes da web.


Em 2006 o Google promoveu um jogo chamado Google Image Labeler, em que o visitante colaborava inserindo etiquetas (tags) manualmente em imagens.


monalisa VisualRank: Google desenvolve nova geração de busca por imagem


VisualRank: Google desenvolve nova geração de busca por imagem - Google Discovery -

Geek

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio