quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Nova barra do Google gera polêmica




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SÃO PAULO - A nova versão da barra para desktops do Google, lançada na semana passada, já criou polêmica. Tudo por causa do recurso AutoLink - que, a propósito, pode ser desativado pelo usuário.


O Autolink associa informações em sites a links relacionados. Por exemplo, em uma página que tenha endereços de uma rede de loja, muitos desses endereços podem ser substituídos por mapas com indicação de como chegar lá. Ou a referência a um livro pode ser relacionada à página onde ele é vendido na Amazon. Mas para isso o usuário precisa habilitar o serviço, clicando nele, ou deixá-lo no automático.


Segundo o jornal britânico TheTimes, muitos donos de blogs estão reclamando que, por causa do recurso, os editores perderão o controle sobre o seu trabalho e os usuários perderão o controle sobre seus PCs. O dono do Micropersuasion, Steve Rubel, chegou a comparar a Google com a Microsoft. "Google é na web o que a Microsoft é nos PCs - um sistema operacional que todo mundo usa para fazer buscas... e milhões usam a Google Toolbar", escreveu. Outros posts espalhados na web levantam a lebre se a ferramenta estaria violando direitos autorais ao modificar as páginas sem o consentimento dos autores.


Em defesa da empresa, um porta-voz da Google disse ao jornal que o AutoLink não substitui nenhum link existente previamente na página. "Esta versão da Google Toolbar está em beta, e nós queremos o feedback dos usuários para saber se recursos como esses são úteis ou não", disse.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

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