Tradução livre do artigo "Top 10 Uses for Linux (Even If Your Main PC Runs Windows)". Se você tiver alguma sugestão para uma tradução melhor, avise nos comentários ;)

 

Mesmo se você for um usuário do Windows (ou Mac), saber como usar o Linux é uma habilidade valiosa que vai lhe permitir fazer um monte de coisas impressionantes, ainda que este não seja seu principal sistema operacional. Aqui estão 10 maneiras de usar o Linux, mesmo se você não está completamente pronto para ir para o Ubuntu.

 

10. Solucionar problemas de outros computadores

 

Você não precisa mesmo instalar o Linux para torná-lo útil, tudo que você precisa é de um CD. Basta iniciá-lo a partir do CD e você poderá pegar todos os arquivos do disco rígido, mesmo se o computador não inicializa ou você esqueceu sua senha. O Linux pode ajudar até mesmo se você acidentalmente formatou sua unidade inteira. Claro, nem todos os discos poderão ser recuperados com Linux, mas um pouco de conhecimento básico poderá transformá-lo em um especialista em solução de problemas.

9. Fazer um Chromebook mais útil

Você ficaria surpreso com tudo que você pode fazer no Chrome OS. Há um monte de aplicativos Chrome lá fora para edição de áudio, vídeo, imagens, codificação, e muito mais, mas às vezes você só precisa de um aplicativo mais poderoso de desktop com o qual já esteja familiarizado. Felizmente, você pode instalar o Linux junto com o Chrome OS muito facilmente e ter acesso a um desktop tradicional com um monte de apps. Ele não vai te dar Photoshop ou algo desse calibre, mas se tudo que você precisa é de uma navegação segura, ele é perfeito.

 

8. Hospedar um site ou aplicativo


Você ficaria surpreso também com a quantidade de sites que você visita todos os dias que são executados no Linux, e se você quiser construir um site, você provavelmente vai conseguir. Mais interessante ainda é como você pode usar um servidor Linux, como Dreamhost, para hospedar seu próprio leitor de RSS pessoal com o Tiny Tiny RSS, ou o seu próprio clone Dropbox com o OwnCloud. Você pode, é claro, hospedá-los em uma máquina Linux em sua casa também. É um pouco mais complicado, mas lhe dará o controle completo sobre tudo ao invés de colocar seus dados nas mãos de outra pessoa. 

 

7. Trabalhar com discos rígidos e partições 

 

Se você usa um boot duplo ou triplo em seu sistema e quer mover partições, você fará isso muito mais fácilmente com um live CD de Linux e GParted. Além disso, mesmo se você não fizer dual-boot, você ainda precisará de um pouco da ajuda do Linux se você migrar para uma unidade mais espaçosa. E, se você quer limpá-la de forma segura para que ninguém possa chegar a seus dados... bem, o Ubuntu pode fazer isso também.


6. Automatizar tudo em sua casa

 

Com um pouco de conhecimento de Linux e um computador barato, como o Raspberry Pi, você pode criar todos os tipos de minúsculos gadgets de automação residencial. Você pode controlar a sua casa com Siri, montar um calendário do Google em sua parede, criar um sistema de vigilância em casa, controlar suas persianas e ar condicionado, música em sua sala de estar, construir uma moldura de foto digital, construir um despertador do nascer do sol, e... praticamente qualquer outra coisa que você puder pensar. Com uma placa barata como o Raspberry Pi e um sistema operacional livre, como o Linux, você estará mais limitado pela sua imaginação do que pela sua carteira.

 

5. Executar um servidor doméstico para o Backup, Streaming, Torrenting e muito mais  

 

Se você não quer deixar o computador ligado 24 horas apenas para compartilhar arquivos ou para download de torrents, uma pequena caixa de Linux dedicado pode ser a melhor solução. Com um computador antigo ou um novo barato, você pode montar um servidor doméstico que armazena seus backups, downloads de filmes e músicas, torrents, ou exercer quaisquer outras tarefas em silêncio. Você pode colocar um conjunto com Nas4Free, FreeNAS, ou mesmo Ubuntu. (Sim, nós sabemos FreeNAS e NAS4Free são tecnicamente FreeBSD, mas vamos misturá-los com Linux para fins práticos).

 

4. Criar uma máquina dedicada para ser sua centrla de mídias ou de jogos


Sevocê tem um computador que não vai mesmo usar o desktop como um centro de mídia ou emulação dedicada, porque não configurá-lo com um back-end Linux? É gratuito e fácil de fazer. XBMC funciona muito bem em Linux, se você estiver executando em um Raspberry Pi ou apenas um PC de baixa potência, e você pode transformar praticamente qualquer PC em um console de videogame tudo-em-um retrô. O Raspberry Pi funciona bem para jogos mais antigos, mas você pode usar algo mais poderoso para jogar coisas novas.


3. Aperfeiçoar as suas técnicas e segurança

Algumas distribuições Linux, como o BackTrack ou Kali, são distros focados em segurança para testes. Isso significa que você pode usá-los para aprender a, digamos, hackear WEP ou senhas WPA Wi-Fi, que é uma ótima maneira de aprender um pouco mais sobre a sua própria segurança na rede e em como se proteger de ataques similares. Claro, nós não recomendamos o uso desses poderes para o mal, mas saber os truques é um bom caminho para preveni-los.

2. Reviver um PC velho ou lento

E assim chegamos a um dos usos mais óbvios e comuns para Linux, e ainda um dos melhores. Se você tem um PC que já viu dias melhores, o Windows está longe de ser o sistema operacional ideal. Instalar uma distribuição Linux leve nele (como Lubuntu ou, se você é um pouco mais esclarecido, Archbang) vai fazer do seu antigo PC uma nova máquina. Pode não ser capaz de fazer tudo o que o Windows pode fazer, mas é melhor do que ter um computador não-funcional, e funciona perfeitamente para tarefas básicas.

1. Saber mais sobre como funcionam os computadores

 

Se nenhuma das opções acima se parece com qualquer coisa que você precisa, porque não entrar no espírito "faça você mesmo" e aprender um pouco mais sobre como funcionam os computadores? Toneladas de coisas rodam Linux nos dias de hoje, de TVs a telefones com Android, e aprender sobre Linux não é apenas um passatempo divertido em si mesmo, mas vai ajudá-lo a aprender um pouco mais sobre o que faz com que essas máquinas funcionem. Nós recomendamos começar com algo como Ubuntu ou Mint, e então, quando você estiver um pouco mais familiarizado, poderá passar para o Arch  para algum aprendizado sério. Há uma tonelada de grandes distros por aí, e até mesmo se você está apenas brincando, você pode achar que essas habilidades serão muito úteis um dia.

Publicado originalmente em LifeHacker: http://lifehacker.com/top-10-uses-for-linux-even-if-your-main-pc-runs-window-1513172815