Pelo sétimo ano consecutivo, Área de Software Livre traz novidades

A comunidade de Software Livre marca presença na Campus Party Brasil (CPBR), desde que foi criado, há sete anos atrás. O maior evento de tecnologia da América Latina inicia dia 27 de janeiro e tem atividades em diversos palcos, com assuntos que vão desde robótica, design, desenvolvimento a astronomia, modding, hardware. Durante uma semana, visitantes de todo o país e palestrantes internacionais navegam em alta velocidade na internet e compartilham ideias. Este ano a CPBR7 terá no Palco Sócrates assuntos que abordam temas voltados para usuários de softwares livres a desenvolvedores. Muitos conteúdos em formato de painel também prometem reunir milhares de pessoas em torno do tema. As atividades encerram no domingo (2 de fevereiro).

O que todas estas edições têm em comum? A área de Software Livre que faz parte do evento desde a sua primeira edição, com assuntos que envolvem a contribuição e compartilhamento de conteúdos. O lema da área na primeira edição era: “No espírito da colaboração”, e convidava todos a viver o “Software Livre na Campus Party Brasil”!

A partir de 2011, a área “SL Campus Party” começou a contar com um time para organizar os conteúdos e divulgar ações relacionadas durante a Campus. Juntamente com o time e uma curadoria de peso, surgiram o blog www.slcampusparty.com.br, os perfis nas redes sociais  @slcampusparty e www.fb.com/slcampusparty, uma lista de discussão e a criação do mascote mais querido de toda a Campus Party Brasil: o Campux.

Para este ano, a área traz uma programação bem diversificada e com formatos variados, que vão desde palestras convencionais a painéis com a presença de vários convidados, onde temas serão discutidos em forma de cases e debates, interativos e retrospectivos. A equipe também preparou novidades: diversos concursos culturais e brincadeiras para distribuição de brindes fornecidos por empresas e entidades parceiras que apoiam a área. Os campuseiros de plantão vão poder interagir e conhecer ainda mais a área de Software Livre. Oficinas com profissionais especialistas em diversos Softwares Livres acontecerão durante o evento, confira a programação nas redes sociais e acompanhe as hashtags #slcampusparty, #slcpbr e #SL #cpbr7 #sl.

Time de colaboradores

Meses antes da Campus Party Brasil acontecer, um time de colaboradores e voluntários organizam a Área de Software Livre e escolhem os conteúdos que serão apresentados no Palco Sócrates. Toda a programação presente no site da CPBR foi discutida e apresentada para a organização do evento. Para oferecer um grande leque de opções e permitir a disseminação do conhecimento e enfatizar o espírito colaborativo, a equipe responsável pela área é a única da Campus Party Brasil que abre chamada pública de palestras e oficinas. Tudo para abranger o máximo de temas e dar oportunidade a quem quer compartilhar novas ideias.

Todo o conteúdo preparado pela comunidade SL pode ser conferido em: http://www.campus-party.com.br/2014/socrates.html