CONEXÕES COMEÇA HOJE! CONFIRA OS DEBATES!

Texto: Igor Natusch

Começa nesta sexta-feira (24) a série de debates, oficinas e atrações culturais do Conexões Globais 2014. Serão três Diálogos Globais por dia, em atividades que começam às 14h. Comunicadores, ativistas, pesquisadores e gestores públicos estarão reunidos para uma ampla troca de ideias e experiênciassobre diferentes aspectos da sociedade em rede, no qual a sua voz é tão importante quanto as dos debatedores. Os debates acontecem no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ e serão transmitidosao vivo pela internet para que todos os interessados possam acompanhar.

Entre os nomes recentemente confirmados para o Conexões2014 está Michel Bauwens (foto), criador da P2P Foundation e pesquisador engajado na compreensão dos impactos que uma lógica de troca direta entre usuários, sem um servidor central, pode trazer para a política, relações sociais e até para uma eventual redefinição do modelo capitalista em que vivemos. Bauwens será webconferencista no painel “Cultura de rede, colaborativa e digital”, que abre os debates do#ConexoesGlobais na sexta-feira, dia 24, às 14h. Os demais debatedores confirmados são  Gustavo AnitelliPablo CapiléTeivo TeivainenEduardo Balán e Luísa Stern e o mediador será Jéferson Assumção.

david mirandaO debate que ocorre às 16h de sexta-feira também promete ser muito movimentado. “Soberania digital e vigilância na era da internet” pretende discutir as denúncias feitas por Edward Snowden sobre a espionagem de governos e corporações em cima do usuário comum da rede, e trará ninguém menos que David Miranda (foto), que chegou a ser preso em Londres por trazer consigo documentos liberados por Snowden e que agora lidera a campanha que cobra do governo brasileiro a concessão de asilo ao norte-americano.  Além de Miranda, a mesa trará as contribuições de Sérgio Amadeu e Antônio Martins, com a mediação de João Ferrer.  O webconferencista será Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e considerado um dos “pais” da Internet no Brasil.

Encerrando o primeiro dia de debates do Conexões Globais, ativistas e gestores serão reunidos para uma ampla discussão sobre os protestos no Brasil em junho de 2013  e o que deve ser feito para que a voz das ruas não seja ignorada pelo poder público. “As jornadas de junho e o futuro da democracia no Brasil” terá as presenças do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e do governador do RS Tarso Genro. Participam também da conferência o secretário de Serviços da Prefeitura Municipal de São Paulo,Simão PedroBruno Torturra, um dos principais nomes da Mídia NINJA; e a professora e pesquisadora Ivana Bentes.  A mediação será do titular da Secretaria Geral de Governo e coordenador do Gabinete Digital do governo gaúcho, Vinícius Wu.

Dá para conferir mais detalhes dos Diálogos Globais (incluindo os debates que rolam no sábado, 25 de janeiro) e das outras atividades do #ConexoesGlobais em nossa programação. A sua participação nesses debates é muito importante – esteja conosco via Twitter e Facebook, trazendo suas dúvidas e contribuições.  Perguntas do público serão repassadas aos debatedores, dando maior dinamismo e interação aos debates. No Conexões Globais, você também é protagonista – venha conosco!

Fotos: Arquivo Pessoal (Michel Bauwens) e Reprodução/BBC (David Miranda)