O Dia da Liberdade de Software (Software Freedom Day) é um evento anual que ocorre simultaneamente em mais de duzentas cidades de diversas partes do mundo. A comemoração na cidade de Novo Hamburgo – RS, aconteceu ontem (28/09) no Campus II da Feevale e foi organizada pelo Grupo de Usuários Software Livre do Vale do Rio dos Sinos (Software Livre-VS).

Foto: Várias pessoas em mesas com computadores realizando a inscrição no evento.

Com duração de quatro horas, o evento contou com um total de 100 participantes, composto por usuários, estudantes, educadores, profissionais da T.I, desenvolvedores, entusiastas, ativistas, empresários e muitos outros, que participaram de oficinas, festa de assinaturas de chaves, OpenSpaces, distribuição de brindes e de CD's, além dos diversos momentos de interação e socialização.

Foto: Participantes do evento em um momento de socialização.

As temáticas e os debates, circularam em torno de questões sobre vigilância na rede, privacidade, história do surgimento do movimento Software Livre, moedas eletrônicas descentralizadas, uso de Software Livre no Ensino Superior, Wikipédia na Educação, Produção Musical com Software Livre, Wordpress, instalação de Software Livre e muitos outros.

Foto: Ouvintes da palestra sobre a construção de websites utilizando ferramentas CMS livres, como Joomla e Wordpress.

 

Curiosamente, a data do evento em Novo Hamburgo (28 de setembro) coincidiu com a comemoração do aniversário dos 30 anos do Projeto GNU, lançado por Richard Stallman em 27 de setembro de 1984. (Veja o anúncio oficial aqui).

Foto: Balão amarelo com o logotipo do evento e o texto Software Freedom Day

O Dia da Liberdade de Software é uma data especial para todos aqueles que lutam pela liberdade e por um mundo melhor e que desejam mostrar para as pessoas, que para além de questões técnicas e econômicas, existe no Software Livre uma filosofia de construção, colaboração e de compartilhamento de conhecimento. No DSL 2013 em Novo Hamburgo – RS, encontrei muitas pessoas dispostas a difundir e promover a mensagem de cooperação e solidariedade que o Software Livre traz consigo. E não há palavras que consigam descrever o quanto isso é gratificante!

Foto: Uma criança sentada em um sofá entre cachos de balões do evento.

As doações arrecadadas para a inscrição no evento, serão destinadas para a Casa de Acolhimento Anjo da Guarda, que acolhe crianças entre 0 e 12 anos e para a ONDAA - Organização pela Dignidade dos Animais Abandonados.

E um Feliz Dia da Liberdade de Software!

Escrito por Rafaela Melo

Fotografia por Breno Neves