Viewed 772 timesO Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, reafirmou a importância do uso de softwares livres na administração pública durante encontro realizado ontem, 5 de setembro, com blogueiros e jornalistas independentes no Palácio Piratini. A atividade fez parte do Seminário Crise da Representação e Renovação da Democracia, organizado pelo Gabinete Digital em resposta às recentes mobilizações realizadas no país, que continua durante o dia de hoje.
"Nossa orientação é maximizar o uso de softwares livres em todas as instâncias administrativas, políticas e de governo", frisou Tarso ao ser questionado sobre os próximos passos do Estado na adoção de soluções abertas para garantir a segurança fronte às repetidas denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos em órgãos brasileiros.
Para o secretário-geral de Governo, Vinícius Wu, as instituições públicas estão muito aquém dos desafios colocados aos políticos, no sentido de assegurar a sua soberania, independência tecnológica e reduzir a vulnerabilidade de informações. Entretanto, salienta que, apesar das limitações, o Rio Grande do Sul está fazendo esforços para colocar em prática a lei nº 14.009, que oficializa a preferência por padrões abertos em documentos do governo. "Os padrões proprietários colocam em risco a perenidade da segurança das informações e estamos trabalhando para que a implentação da lei seja rápida", afirmou.
A reestruturação da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs) também é vista pelo secretário como uma ação para garantir a soberania tecnológica. "No nosso governo ela foi recuperada e colocada em um patamar que havia se perdido nos últimos anos. Desde o governo de Olívio Dutra, a empresa vinha em um processo de sucateamento. Nós a estamos recuperando", disse.
Além da questão técnica, Vinícius salientou a necessidade de mudança cultural da administração pública e que é muito difícil trabalhar com muitos gestores que têm uma educação voltada a linguagens proprietárias. Para ele, o uso de tecnologias livres e o acesso aos dados públicos serão temas centrais da democracia no século XXI. "Esse não é um debate isolado, mas algo fundamental para a tecnologia e soberania do país nos próximos anos", concluiu.
PSL-Brasil - Governador do RS reafirma prioridade a softwares livres - Software Livre
PSL-Brasil - Software Freedom Day Viana - ES - Software Livre
Viewed 489 timesLicensed under CC (by)
O Software Freedom Day, ou Dia da Liberdade de Software, é uma celebração anual que ocorre simultaneamente em centenas de cidades do mundo. Em 2013 acontecerá no dia 21 de setembro, um sábado. É um dia para celebrar a utilização de softwares livres, e de compartilhar conhecimento entre diferentes públicos. De forma autônoma, equipes multidisciplinares se reúnem e organizam o SFD em suas cidades.
Durante o evento, são realizadas atividades diversas, como palestras, minicursos, oficinas, install fests, e exibição de filmes com a temática do evento. Também é um momento para se fazer trocas de contatos e articulações, visando futuras parcerias, e reuniões de grupos de usuários específicos. É, sobretudo, um momento para celebrar a liberdade de conhecimento.
Até o presente momento, estão confirmados mais de 250 encontros do Software Freedom Day, em diversas cidades do mundo. No Brasil, atualmente existem 17 encontros confirmados.
No estado do Espírito Santo, está em andamento a organização de um Software Freedom Day no município de Viana, no bairro Marcílio de Noronha. Nos próximos dias, anunciaremos a programação com as atividades previstas para o SFD.
A construção e proposição de atividades do SFD é aberta a todos e a todas.
Sejam bem-vindos ao Software Freedom Day Viana.PSL-Brasil - Software Freedom Day Viana - ES - Software Livre
PSL-Brasil - Software Freedom Day - Software Livre
Viewed 639 times
- When:September 21, 2013
- URL:http://www.softwarefreedomday.org
- Address:Rua São Bartolomeu, s/n, Vila Esperança. CEP: 72811-580. Luziânia - GO
Neste ano comemoramos novamente o Dia da Liberdade de Software através do evento mundial Software Freedom Day. Todos os anos este evento ocorre simultaneamente em várias cidades do mundo divulgando e incentivando o uso de software livre e neste ano ocorrerá no Sábado, 21 de Setembro.
PSL-Brasil - Software Freedom Day - Software Livre
PSL-Brasil - Rede Social baseada em Noosfero é premiada no Japão - Software Livre
Viewed 552 timesUm ambiente pedagógico que usa o Noosfero para promover a interação de professores e estudantes de pelo menos dez países foi premiado com o “Excellent Workshop Award” do Canvas Workshop Collection, evento realizado em 2012 no Japão. É o World Museum Project, rede coordenada pelo professor japonês Yoshiro Miyata com a proposta de estimular o poder criativo e a liberdade de expressão de crianças e adolescentes.
Segundo Miyata, World Museum Project é uma “rede mundial de pessoas interessadas em atravessar fronteiras culturais e geracionais para criações colaborativas que possam ampliar visões e aumentar paixões”. Reúne usuários do Japão, Austrália, Taiwan, Hong Kong, Filipinas, Rússia, Grécia, Espanha, Estados Unidos, Honduras, entre outros países.Com ferramentas básicas de criação, a rede permite o desenvolvimento de diferentes tipos de projetos, como animações, obras de arte e histórias. Tudo de forma compartilhada e conectada para propiciar um ambiente de aprendizagem criativa.
Yoshiro Miyata é professor da Universidade de Chukyo e pesquisa ambientes e teorias de aprendizagem. Realiza oficinas interculturais em escolas, museus e comunidades no Japão e em outros países.
PSL-Brasil - Rede Social baseada em Noosfero é premiada no Japão - Software Livre
PSL-Brasil - Vida longa às revoluções - Software Livre
Viewed 596 timesOs Flinstones encontram os Jetsons. (Hanna&Barbera/reprodução)
Por Thomas Soares
Perdi um herói :-( Lembro vividamente da palestra de Richard Mattew Stallman em 2001, no primeiro dia do primeiro Fórum Internacional Software Livre. Foi o evento que marcou o nascimento de nosso glorioso Fórum... Sempre preferi “free software” ao dito “open source”, mas nunca consegui seguir à risca a postura de RMS, radicalmente avesso a qualquer tipo de ferramenta não GPL. Quando existe a versão Livre e ela atende razoavelmente, sempre usei esta... Mas infelizmente tenho até hoje código não Livre em meus computadores.
Neste último fisl, o 14, a atração principal na feira foi, sem dúvida, a ruidosa e maravilhosa bobina de Tesla. Ela é uma demonstração de todo um grande conjunto de tecnologias propostas por Nikola Tesla que até hoje são largamente ignoradas tanto pela Academia quanto pela Indústria. Há três anos venho tentando trazer para o contexto do fisl as propostas e exemplos do que se convencionou designar por Revolução Energética (RE). Não é o tema deste artigo tratar especificamente dos assuntos da RE. Apenas aponto o fato de que existe a Energia Livre (EL). Livre no sentido de que está em todas as partes do Universo e é a própria essência dele, sua constituição mais primeva. E ao acessar essa EL podemos ter qualquer quantidade de potência elétrica, em qualquer parte, sem restrição, sem poluição, etc... Livre como em “free beer” e não como em “free speech”!
Este ano fiquei um pouco triste ao ver RMS, já no cair da tarde de sábado, em uma banquinha improvisada com os restos de um stand já abandonado por seus donos, vendendo tralhas da marca GNU. Nada contra isso!! Afinal ele é famoso por práticas como esta e precisa avidamente de cada trocado que puder obter. Ocorreu que aproveitei a situação para lhe indagar sobre a Energia Livre, mais como um pretexto para mostrar a ele alguns dispositivos que levei para expor no fisl. Qual não foi minha surpresa ao receber dele a seguinte afirmação, a qual reproduzo aqui de memória: "Eu sou Físico formado. Eu sei que isso de Energia Livre Não existe, não é possível".
Tentei argumentar citando o conhecido Efeito Casimir, o qual demonstra a existência daquilo que os próprios Físicos designam como o “Campo de Flutuações Quânticas”, também conhecido como “Zero Point Field”. Esta é justamente a fonte de potencial energético que se pode acessar para obter Energia Livre. Porém, esta minha petulância de querer argumentar com um “Físico formado” recebeu uma resposta mais ou menos assim: "Você está atrapalhando o meu ponto de venda. Por favor saia!" Minha decepção foi tamanha que fiquei grato pelo fato de ser parte da organização do evento e como tal ter o dever de manter a compostura... E assim me controlei.
Nas semanas subsequentes seguidamente me veio a imagem de RMS em sua luta contra a postura da HP quanto aos drivers de uma impressora, aquilo que lhe motivou a inaugurar o movimento Software Livre... Será que na época não teriam dito a ele algo como o que ele me disse sobre a Energia Livre? Não é assim que cada geração reage quanto a próxima lhe aponta os próximos rumos? Alguém dizer que sabe o suficiente para afirmar que algo seja “impossível” não é o tipo de absurdo contra o qual lutamos em cada uma das Revoluções?
Desde 1890 Tesla já demonstrava feitos que para os de seu tempo eram exemplos de mágica. Como por exemplo um barquinho controlado por comunicação sem fio cuja fonte de energia era a própria portadora do sinal que o controlava. Ou seja, comunicação sem fio e transmissão de potência elétrica sem fio em 1890! Impossível?
O que a RE propõe é simplesmente a Liberdade Energética de todos, em todos os lugares, para sempre, sem limites. Não é algo similar ao que defende a licença GPL para o software? A premissa de que não há o suficiente para bilhões de pessoas neste planeta é a raiz de todos os problemas atuais. E esta “impossibilidade” é a força motriz por trás de ações terríveis contra a raça humana no sentido de diminuir a população mundial: eugenia. Assim, ao afirmar que a Energia Livre não existe, pessoas como RMS estão condenando nosso futuro a um cenário de Mad Max... Vivemos como os Flintstones quando já poderíamos ser os Jetsons.
Para dar a todos o padrão médio de vida dos EUA seriam necessárias várias Terras – COM AS TECNOLOGIAS ATUAIS. Mas após a eclosão final da RE, as tecnologias disponíveis trarão paz e prosperidade para dezenas de bilhões de pessoas, sem poluição, sem fome, sem violência – em fim – sem qualquer tipo de escassez. O feudalismo só se transformou mas ainda é o que rege praticamente todo o planeta.
O Software Livre sustentou o surgimento da Internet e a grande rede está permitindo o despertar das pessoas, pois conhecimento é poder... Nós, os 99%, estamos abrindo os olhos depois de milhares de anos de coma induzido e os 1% que tem controlado a tudo e a todos não podem mais impedir a Revolução final, aquela que nos levará às estrelas. No próximo fisl, traremos nosso “disco voador” !
Feliz aniversário, Associação Software Livre.Org !!! :-)
PSL-Brasil - Vida longa às revoluções - Software Livre
PSL-Brasil - 10 anos de luta pelo Software Livre - Software Livre
Viewed 678 timesParece que foi ontem, mas já faz 10 anos que um grupo de ativistas se uniu para transformar em associação o que antes era uma reunião de entusiastas pela liberdade tecnológica. Desde 2003 a ASL é referência na difusão do uso e produção de Software Livre.
O coquetel de aniversário da ASL.Org aconteceu ontem, 11 de setembro, e contou a presença de autoridades como o secretário-geral de Governo do Rio Grande do Sul, Vinícius Wu, e a secretária municipal do Inovapoa, Deborah Villela, representando o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.
A comemoração possibilitou o encontro dos sócios com alguns dos ex-coordenadores da associação. “Organizamos o primeiro FISL para acontecer em um pequeno centro de treinamento e começamos a divulgar. De repente percebemos que já tínhamos mais de 2 mil pessoas inscritas. Não mensurávamos corretamente o tamanho da comunidade em Porto Alegre”, contou Marcelo Branco, primeiro coordenador da ASL. O atual coordenador, Ricardo Fritsch, lembrou que o fórum não é apenas um evento técnico, mas uma oportunidade de união da comunidade. “A gente faz isso com prazer”, afirmou.
A ASL também recebeu uma placa do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Seprorgs) como homenagem pelo aniversário e contou com uma apresentação acústica da banda Bluecets.
Fotos: Sheila Uberti
PSL-Brasil - 10 anos de luta pelo Software Livre - Software Livre
PSL-Brasil - O maior evento de Plone do mundo e o maior evento de Python do Brasil - Software Livre
Viewed 452 timesLicensed under CC (by)De 2 a 4 de outubro acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília, a Plone Conference 2013 e a PythonBrasil[9], organizadas pela comunidade PloneGov-BR com apoio da Associação Python Brasil e da Plone Foundation. O Plone é um dos CMSs mais utilizados hoje para criar os portais do governo brasileiro. O Python é uma das linguagens de programação mais versáteis, completas e que mais crescem no mundo. Os eventos estão com uma grade de programação muito rica, contando com 150 palestras e mais de 30 palestrantes internacionais, que você pode conferir no seguinte endereço:
http://2013.pythonbrasil.org.br/palestras
Dois eventos de altíssimo nível sobre tecnologia da informação, com palestrantes de vários lugares do mundo, com 18 treinamentos de novas tecnologias que ocorrem na ESAF nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, contando com instrutores nacionais e internacionais. E mais: um sprint que ocorre na sede do Interlegis nos dias 5 e 6 de outubro, para ajudar a melhorar as tecnologias e contribuir na prática com a comunidade de software livre. Confira a grade de treinamentos disponíveis no evento em:
http://2013.pythonbrasil.org.br/treinamentos
Grandes especialistas nacionais e internacionais estarão presentes e todos os participantes do evento ainda ganharão um crédito de 35 dólares no Amazon AWS, além de receber o kit com camiseta, bolsa ecológica e outros itens. Não perca esta oportunidade e participe! A inscrição é válida para os dois eventos e pode ser feita em:
http://2013.pythonbrasil.org.br/register
É a oportunidade de aprender Python e Plone na prática e estar em contato com essa incrível comunidade! ;-)PSL-Brasil - O maior evento de Plone do mundo e o maior evento de Python do Brasil - Software Livre
PSL-Brasil - HTML5 vs Desenvolvimento Nativo de Apps - Software Livre
Viewed 652 timesNa segunda edição do Inside the Brackets, uma série de discussões sobre HTML5 com especialistas da indústria, serão debatidas as principais vantagens e desevantagens do desenvolvimento de Apps multiplataforma usando HTML5 ou do desenvolvimento nativo de Apps para dispositivos móveis.
Se você pensa em começar a desenvolver apps para dispositivos portáteis, ou se também tem esta dúvida no seu projeto atual de desenvolvimento, participe da discussão gratuitamente clicando aqui.
O próximo episódio vai ao ar na próxima quarta feira (18/09) ao meio dia, com repeteco á meia noite.
PSL-Brasil - HTML5 vs Desenvolvimento Nativo de Apps - Software Livre
PSL-Brasil - Espionagem americana fortalece software livre - Software Livre
Viewed 877 timesPara o coordenador da Associação Software Livre (ASL), Ricardo Fritsch, o escândalo de espionagem levado a público pelo ex-agente da CIA Edward Snowden fortalece a posição a favor do software livre em todo o mundo. “Isso mostra os perigos de enveredar pelo mundo do software proprietário sem abrir o código, sem saber o que está dentro dele. O mundo todo pede transparência. Nós queremos transparência de governos, de empresas, de movimentos, e também queremos transparências de softwares. É aí que o software livre entra: ele é naturalmente transparente”, defende.
De acordo com Fritsch, à frente da entidade desde 2010, a denúncia contra o governo norteamericano e as empresas de software proprietário já vem sendo feita há anos. “Estão espionando empresas e governos de uma forma bastante descarada. E o pior é que nós não conseguimos fazer nada porque, quando compramos um software proprietário, esse software aparentemente é seguro. Na realidade, como não podemos auditar isso, ele não é seguro. Snowden mostrou tudo isso”, diz.
Fritsch fez as declarações enquanto fazia um balanço dos 10 anos de atuação da entidade, completados no dia 11 de setembro. Fundada em 2003 e sediada em Porto Alegre, a Associação Software Livre é o resultado da institucionalização e legalização do Movimento Software Livre Brasil, que se iniciou em 2000, quando um grupo de ativistas se reuniu em Porto Alegre para o primeiro Fórum Internacional de Software Livre – que ocorre até hoje, organizado pela ASL. Atualmente, a associação reúne universidades, empresários, poder público, grupos de usuários, hackers, ONGs e ativistas e está presente em vários estados.
Ao longo desses anos, a Associação viu crescer a presença do software livre em máquinas de todo o mundo. De acordo com Fritsch, com tablets e smartphones, o software livre se tornou um campeão. “O Android é baseado em software livre. Os softwares que hoje rodam a internet são baseados em Linux e em softwares livres. Nós podemos citar também a suíte de escritório, com texto, planilha e apresentação, através do Oppen Office, que tem alcançado cada vez mais utilização, tanto na área governamental como em empresas”, avalia.
De acordo com ele, com o tempo, a entidade ampliou sua atuação e hoje trabalha com o conceito de “conhecimento livre”. “Antes nós discutíamos apenas software livre. Depois passamos a discutir outros assuntos, como internet livre, hardware livre e questões sobre cultura digital”, explica. Ele destaca ainda a atuação da Associação no Marco Civil da Internet e para a realização da 11ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social em 2012, em Porto Alegre. “A Associação Soft-ware Livre consegue fazer de Porto Alegre uma referência no mundo da tecnologia”, afirma.
Fritsch contou ainda que está trabalhando junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia para que se faça um estudo a fim de saber o volume de dinheiro que o mercado de software livre movimenta. “Grandes organizações utilizam em grande escala. Como não há pagamento de licenciamento, então muitas vezes esses números acabam não entrando. Mas suporte técnico e treinamento são aspectos importantes. Lotéricas, bancos estatais, urna eletrônica, C&A, tudo isso utiliza software livre. Certamente alguém está dando suporte para a C&A e para o Banrisul”, pondera.
Segundo ele, os próximos desafios da entidade são tornar o conhecimento livre uma premissa de organizações governamentais e empresariais e montar estruturas de negócios capazes de combater o lobby das grandes empresas de software proprietário. “O grande desafio é exatamente fomentar a tecnologia nacional”, conclui.
PSL-Brasil - Espionagem americana fortalece software livre - Software Livre
PSL-Brasil - Divulgada a programação completa do Software Freedom Day Viana - Software Livre
Viewed 493 timesLicensed under CC (by)
Confira a programação completa de atividades do Software Freedom Day Viana.
9:00 Abertura 9:30 Projeto GNU e três décadas de trabalho - Albino B Neto 10:20 #ProtestoES: Mineração de Dados e Cartografia de Perspectivas na Internet - Fábio Malini 11:10 Dados Abertos e e-Democracia - Gustavo Rocha Pereira de Souza 12:00 Blender Logic Bricks: Introdução à programação de jogos com Blender 3D - Johnson Sudré 12:50 Apropriação tecnológica, software livre e movimentos sociais - Guinê Ribeiro 13:40 Núcleo de Cidadania Digital, um programa de inclusão sociodigital - Héglio Ráines 14:30 Encerramento
O Software Freedom Day Viana acontecerá dentro do espaço montado para a Ação Integrada pela Cidadania, no campo de futebol do Democrata, em Marcílio de Noronha, Viana.
O evento terá incício às 9 horas, com encerramento às 15 horas.PSL-Brasil - Divulgada a programação completa do Software Freedom Day Viana - Software Livre
PSL-Brasil - Software Freedom Day em Novo Hamburgo - Software Livre
Viewed 495 timesO Software Freedom Day 2013 é um evento global sobre Software Livre, cujo objetivo é comemorar e informar ao público sobre os benefícios da liberdade de software.
O evento acontecerá no sábado, dia 28 de setembro, das 13h às 17h, no Campus II da Feevale, em Novo Hamburgo/RS. As atividades são voltadas para usuários de computador em geral, educadores, estudantes e profissionais de TI. Não é necessário ter experiência com Software Livre para participar. As inscrições são gratuitas, mas serão aceitas doações para instituições de caridade. Mais informações aqui.
A organização é do grupo de usuários SoftwareLivreVS, um grupo de pessoas que usam Software Livre na região do Vale do Sinos.
PSL-Brasil - Software Freedom Day em Novo Hamburgo - Software Livre
PSL-Brasil - Dia da Liberdade de Software em Novo Hamburgo 2013 - Software Livre
Viewed 509 timesO Dia da Liberdade de Software (Software Freedom Day) é um evento anual que ocorre simultaneamente em mais de duzentas cidades de diversas partes do mundo. A comemoração na cidade de Novo Hamburgo – RS, aconteceu ontem (28/09) no Campus II da Feevale e foi organizada pelo Grupo de Usuários Software Livre do Vale do Rio dos Sinos (Software Livre-VS).
Com duração de quatro horas, o evento contou com um total de 100 participantes, composto por usuários, estudantes, educadores, profissionais da T.I, desenvolvedores, entusiastas, ativistas, empresários e muitos outros, que participaram de oficinas, festa de assinaturas de chaves, OpenSpaces, distribuição de brindes e de CD's, além dos diversos momentos de interação e socialização.
As temáticas e os debates, circularam em torno de questões sobre vigilância na rede, privacidade, história do surgimento do movimento Software Livre, moedas eletrônicas descentralizadas, uso de Software Livre no Ensino Superior, Wikipédia na Educação, Produção Musical com Software Livre, Wordpress, instalação de Software Livre e muitos outros.
Curiosamente, a data do evento em Novo Hamburgo (28 de setembro) coincidiu com a comemoração do aniversário dos 30 anos do Projeto GNU, lançado por Richard Stallman em 27 de setembro de 1984. (Veja o anúncio oficial aqui).
O Dia da Liberdade de Software é uma data especial para todos aqueles que lutam pela liberdade e por um mundo melhor e que desejam mostrar para as pessoas, que para além de questões técnicas e econômicas, existe no Software Livre uma filosofia de construção, colaboração e de compartilhamento de conhecimento. No DSL 2013 em Novo Hamburgo – RS, encontrei muitas pessoas dispostas a difundir e promover a mensagem de cooperação e solidariedade que o Software Livre traz consigo. E não há palavras que consigam descrever o quanto isso é gratificante!
As doações arrecadadas para a inscrição no evento, serão destinadas para a Casa de Acolhimento Anjo da Guarda, que acolhe crianças entre 0 e 12 anos e para a ONDAA - Organização pela Dignidade dos Animais Abandonados.
E um Feliz Dia da Liberdade de Software!
Escrito por Rafaela Melo
Fotografia por Breno Neves
PSL-Brasil - Dia da Liberdade de Software em Novo Hamburgo 2013 - Software Livre
PSL-Brasil - 2º Encontro Nacional de Dados Abertos acontecerá em Brasília - Software Livre
Viewed 510 timesPara aprofundar a discussão sobre dados abertos governamentais e atrair novos públicos, o Ministério do Planejamento (MP), em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil), realiza o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos. O evento será realizado entre os dias 21 e 22 de novembro, na Escola de Administração Fazendária (Esaf ), em Brasília.
Publicados abertamente, os dados estão disponíveis para qualquer pessoa utilizar e republicar da maneira que achar melhor. A proposta conecta o governo ao cidadão e permite que sejam criados melhores serviços em benefício da sociedade a partir desses dados. A política tem ganhado relevância internacional não só sob a ótica da inovação tecnológica, mas também como uma estratégia de modernização da gestão pública.
A Política Brasileira de Dados Abertos sempre levou o conceito da participação social em seus princípios. Desde o começo, as reuniões de planejamento e construção do Portal de Dados Abertos (dados.gov.br) foram abertas para qualquer cidadão interessado. O dados.gov.br já está publicado há mais de um ano e neste momento, o desejo é ampliar o horizonte da política.
Participe, dê sua contribuição, ajude a mudar a cultura de divulgação de informações governamentais e transforme esta ação numa política de Estado.
Anote na agenda:
2º Encontro Nacional de Dados Abertos
Quando: dia 21 e 22 de novembro.
Onde: Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.
Mais informações em breve.
PSL-Brasil - 2º Encontro Nacional de Dados Abertos acontecerá em Brasília - Software Livre
PSL-Brasil - Chamada de trabalhos para a Área de Software Livre da CPBR7 - Software Livre
Viewed 535 timesEstá aberta a chamada de trabalhos para a Área de Software Livre da Campus Party Brasil 7 que acontecerá de 27 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014.
Existem 3 formas para submissão de propostas de conteúdo para a área de Software Livre da CPBR7:
- Palestrante: palestrará durante 45 minutos no palco de Software Livre
- Instrutor: ministrará uma oficina prática durante 2 horas na área de workshops
- Debatedor: participará de um painel/mesa de discussão juntamente com outros debatedores durante 1h30min no palco de Software Livre
O palestrante/instrutor/debatedor que tiver a sua atividade aceita para a CPBR7 através da submissão receberá a inscrição que dará acesso durante todos os dias ao evento.
O palestrante/instrutor/debatedor que tiver a sua atividade aceita para a CPBR7 através da submissão não terá suas despesas custeadas pela organização do evento como por exemplo passagens, hospedagem e alimentação.
Tentaremos disponibilizar uma barraca gratuitamente para aquele palestrante/instrutor/debatedor que desejar dormir na área de camping da CPBR7.
O prazo final para o envio de propostas é 20 de outubro de 2013.
Para submeter sua proposta, acesso o formulário:
http://www.slcampusparty.com.br/chamada-de-trabalhos
PSL-Brasil - Chamada de trabalhos para a Área de Software Livre da CPBR7 - Software Livre
PSL-Brasil - Brasil planeja serviço de email seguro para impedir "espiões cibernéticos" - Software Livre
Viewed 615 timesPor Leo Kelion, repórter de tecnologia da BBC. Tradução livre por Mariel Zasso e Carlos Machado
Saiu hoje, na seção de tecnologia da BBC de Londres: Brasil planeja serviço de email seguro para impedir "espiões cibernéticos"
Em reunião na ONU, em setembro, a Presidenta Dilma Rousseff declarou que interceptação de suas comunicações é uma violação à lei
A Presidenta Dilma Rousseff postou este fim de semana uma série de tweets dizendo que a mudança no sistema de comunicações do Governo Federal é necessária para "prevenir possíveis espionagens". Ela acrescentou que o Serpro, o Serviço Federal de Processamento de Dados, ficará a cargo de desenvolver o sistema.
Um especialista consultado pela BBC disse que a tecnologia envolvida está bem estabelecida, mas tem limitações:
"Há um bom precedente para isso com o provedor alemão Gmx.de", disse o professor Ross Anderson, cabeça do grupo de segurança no laboratório da Universidade de Cambridge. "Eles precisam apenas dizer à companhia que mantenha os servidores no Brasil, encriptando todo o tráfego dentro ou fora do país, e somente dando acesso à polícia brasileira e aos serviços de inteligência." "Ponto, é isso, é banal. É um problema bem entendido e bem solucionado."
Ele disse que o sistema brasileiro poderia ser desenvolvido para interagir com o Gmx alemão, ou serviços encriptados equivalentes, e nesse caso a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) e o GCHQ (Escritório de Comunicações do Governo do Reino Unido) seriam efetivamente calados ao menos que os países onde os servidores relevantes estivessem alocados decidissem cooperar.
Mas ele acrescentou que a informação ainda poderá ser interceptada se "cyber-espiões" forem capazes de instalar malware nos computadores dos seus alvos ou se os usuários se corresponderem com alguém que esteja usando um serviço de email não seguro. "Do ponto de vista das pessoas escrevendo umas para as outras no Brasil, eles tem alguma proteção contra a bisbilhotagem estrangeira, embora a cada dia mais e mais negócios sejam feitos internacionalmente", disse Anderson.
"Como o Gmail tendo em torno de um terço do tráfego total de email no mundo, isso significa que os estadunidenses ainda serão capazes de ler uma quantidade imensa de mensagens." "Se você tem um email copiado para uma dezena de pessoas diferentes, é muito provável que um deles esteja usando o serviço do Google"
Alegações de espionagem
- Até 2002, os Estados Unidos manteve uma base em Brasília para interceptar transmissões de satélites estrangeiros.
- A vigilância é desenvolvida através de parcerias entre telecoms brasileiras e agências estadunidenses.
- Grandes empresas e visitantes estrangeiros são alvos rotineiros.
Cúpula Internacional
O anúncio da presidenta Dilma Rousseff segue alegações de que a NSA teria hackeado a Petrobrás e interceptado bilhões de emails e chamadas telefônicas brasileiros. Ela adiou uma visita oficial a Washington em setembro, depois das alegações de que a agência teria como alvo também seus emails e ligações. "Sem respeito à soberania, não há base para o relacionamento entre as nações", ela disse posteriormente à ONU.
Tweets da Presidenta
No domingo, Presidenta Dilma postou três tweets anunciando as novidades
A Presidenta Dilma também usou o twitter para anunciar planos de sediar uma Cúpula Internacional, em 2014, para discutir segurança na internet. O evento poderá ser usado como uma oportunidade para renovar o pedido de que o ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) e outras organizações que supervisionam a rede passem ao menos alguns de seus poderes para a ONU. Atualmente a ICANN - que coordena os sistemas de numeros e códigos da Internet - está oficialmente sob tutela do Departamento de Comércio dos EUA, embora opere independentemente. Os EUA resistiram à idéia, e um conflito de visões sobre a matéria contribuiu para o fracasso quanto a assinatura de um tratado durante a conferência da União Internacional de Telecomunicações (ITU) ano passado, em Dubai.
Semana passada - após uma reunião entre o presidente da ICANN e a Presidente Dilma - a própria ICANN apoiou os pedidos de aceleração da globalização de suas funções "em vistas de um ambiente no qual todos os atores, incluindo todos os governos, participem em pé de igualdade."
Leia também:
[Convergência Digital] Uso do Expresso será um duro golpe na Microsoft
[Convergência Digital] Após espionagem, governo revê estratégia de adoção do Software Livre
PSL-Brasil - JoomlaDay Rio 2013 - #Joomla de um jeito que você nunca viu - Software Livre
Viewed 213 times
- When:from November 15 to 16, 2013
- URL:http://joomladayrio.com.br/2013
- Address:Avenida Atlântica, 2964 - Copacabana
Em 15 e 16 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, aos pés da praia de Copacabana, vai rolar a primeira edição regional do evento mais tradicional da comunidade Joomla! Brasil: o JoomlaDay Rio.
http://joomladayrio.com.br/2013
O que temos na grade?! Muito Joomla! com profissionais referencia no Brasil, a frente de cases governamentais e nas forças armadas como os site do MEC e da Infraero e a intranet do Exército em BsB, Ecommerce, UX, Programação além PHP que pode ser usada no CMS para diversos fins, oficinas práticas focadas em Joomla! e criação para o mesmo e empreendedorismo.
Espero todos vocês lá!
http://joomladayrio.com.br/2013/inscricao.htmlPSL-Brasil - JoomlaDay Rio 2013 - #Joomla de um jeito que você nunca viu - Software Livre
Assinar: Postagens (Atom)