Na foto, Deivi Kuhn (Serpro), coordenador executivo do CISL, instiga as a definição de diretrizes dentro do Grupo 1, que discute Adoção de Software Livre, Capacitação e Sensibilização.

Durante dois dias, as estratégias para uso e implementação de Software Livre são pauta de intensos debates em Brasília, na reunião aberta de planejamento do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal, o CISL. Participam representantes de diversos setores do governo e também da sociedade civil.

Quatro grupos de trabalho - posteriormente rearranjados em três - foram propostos pela organização para operacionalização de diretrizes, objetivos e ações estratégicas. Para provocar as discussões sobre "Adoção de Software Livre", "Compartilhamento e colaboração",  "Sociedade", "Capacitação, sensibilização e Universidades" foram convocados representantes da sociedade civil reconhecidos por sua trajetória de pesquisa e militância na área. O ex-coordenador da ASL.Org Marcelo Branco, juntamente com Mario Teza, Sergio Amadeu da Silveira e o professor do Centro de Competência em Software Livre da USP Fabio Kon formaram o time convidado pela organização.


O FISL como diretriz

As discussões operacionais foram precedidas por um debate no qual, além dos provocadores, Marcos Mazoni (SERPRO), Luiz Felipe Costa (MPOG), Deivi Kuhn (SERPRO) e Ricardo Poppi (SGPR) problematizaram os desafios da adoção do Software Livre com o intuito de levantar questões para discussões dos grupos de trabalho nas reuniões da tarde.

A preocupação com o engajamento, por parte do governo, na realização do Fórum Internacional Software Livre transpareceu em diversas falas durante o debate. Na citação mais objetiva, Marcelo Branco deu um recado para o Governo Federal em um apelo em favor do FISL:

"É preciso viabilizar financeiramente o FISL, o evento que ajudou o governo a se constituir como referência em Software Livre no mundo".

 

A caravana não para

Instituído através do Decreto de 29 de Outubro de 2003, o Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal - CISL é um dos comitês do Governo Eletrônico.

A reunião de dois dias pretende definir o plano de ações do Comitê para o biênio 2013-2014, além de avaliar as conquistas e insucessos desde o último planejamento, realizado em 2010.

O envolvimento da sociedade civil é fundamental para o sucesso dos objetivos do Comitê e da luta em prol do Software Livre e do conhecimento livre e compartilhado. Acompanhe as discussões: as plenárias de encerramento, na tarde desta quinta-feira (11), serão transmitidas ao vivo e os documentos resultantes da reunião serão publicados no portal Software Livre no Governo do Brasil.