Cisl - Comitê Técnico de Implementação de Software Livre - reúne-se, neste mês, em Brasília, para planejar as próximas ações

Governo renova estratégias para difusão do software livre em 2013

Comitê é formado por mais de 140 instituições de governo

O IV Planejamento Estratégico de Ações do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal (Cisl) para o biênio 2013/2014 acontece nos dias 10 e 11 deste mês, na sede da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. 

Após os planejamentos de 2004, 2009 e 2010, o comitê pretende agora retomar a discussão sobre a temática do software livre dentro do governo e elaborar o plano de ações conjuntas e específicas de cada órgão participante.

Uma das ações do Cisl, no fim de 2012, foi o recadastramento dos representantes dos órgãos federais: atualmente, o comitê conta com 308 membros inscritos de 147 órgãos governamentais.

Todos os integrantes do comitê estão convidados para o evento que contará com a presença de diferentes autoridades do governo federal em sua abertura oficial. Os interessados em participar podem inscrever-se por meio do e-mail cisl@serpro.gov.br.

O comitê

O Cisl foi criado com a missão de promover a capacitação em software livre dos técnicos e gestores de TI e conta com a participação de instituições que incentivam a disseminação de conhecimentos e ações de compartilhamento de informações. Entre suas principais diretrizes, estão: priorizar soluções, programas e serviços baseados em software livre; priorizar a aquisição de hardware compatível às plataformas livres; utilizar o software livre como base dos programas de inclusão digital e formular uma política nacional para o software livre.

O grupo é coordenado pelo diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, e tem como secretário-executivo Deivi Kuhn, analista do Serpro.

Fonte: Notícias/Serpro