Guarux é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pelos técnicos do Departamento de Informática e Telecomunicações da Prefeitura de Guarulhos.

Atualmente o Guarux é usado com grande sucesso nos Telecidadanias (Centros de Inclusão Digital, ou Telecentros, de Guarulhos). São 24 Telecidadanias que oferecem acesso grátis à internet, aulas de informática e hardware. O Guarux também é usado por cerca de 800 servidores dentro da Prefeitura, obtendo grande aceitação dos usuários finais, e é adaptado tanto para ser educacional quanto corporativo.

Sua aceitação se deve ao fato de a solução ter sido pensada para ser o mais amigável possível. Foi feita uma customização detalhada na parte gráfica, envolvendo menus personalizados, de forma que não houvesse dificuldade em utilizar o sistema, imitando os softwares proprietários que a maioria das pessoas está acostumada a usar em casa.

Essa expansão teve grande impacto na inclusão digital de Guarulhos e atualmente já são cerca de 10.000 (dez mil) pessoas certificadas nos cursos dos Telecidadanias.

Como foi desenvolvido?

 

O primeiro passo para a implantação foi o uso do Linux Educacional 3.0., já existente, que passou por várias customizações de aplicativos e do próprio sistema para ser utilizado no projeto. Ele foi usado por dois anos, mas não teve boa aceitação dos usuários finais porque seu ambiente gráfico era bastante diferente dos sistemas operacionais proprietários que eles tinham em suas residências.

Através de reuniões e debates com a equipe desenvolvedora foi decidido criar uma distribuição dentro da Prefeitura que agradasse aos usuários da ponta, e que serviria tanto para aplicação nos Telecidadanias (centros de inclusão digital), com função educacional, quanto para uso corporativo.

Foi escolhido como base inicial o Ubuntu por diversas características como: o sistema mais bem aceito no nível doméstico; tem fácil customização na área gráfica, suporte LTS (Long Term Support – Assistência em Longo Prazo) e é farto no quesito de drivers para periféricos.

Contudo, o mesmo não agregava todas as condições necessárias para a aplicação do projeto. Depois de pesquisas para a escolha de aplicativos, soluções e nome da distribuição, nasceu uma nova distribuição chamada Guarux, pioneira em nível governamental.

O pacote de aplicativos escolhido para a Distribuição Guarux foi o Libre Office. Ele foi eleito por ser um pacote de ferramentas para escritório completo, que oferece tudo o que os pacotes proprietários oferecem, mas em software livre, portanto, gratuito. Ainda, é compatível com os arquivos mais usados de softwares proprietários.

 

Com isso Guarulhos se tornou uma das poucas prefeituras brasileiras a ter parte de seus funcionários usando software livre no dia a dia de trabalho, e não só isso, usando uma distribuição desenvolvida internamente.

Além disso, a Distribuição Guarux atinge uma grande parcela da população através dos Telecidadanias, que têm mais de 6000 (seis mil) acessos mensais e mais de 7000 (sete mil) usuários cadastrados, e fornecem cursos profissionalizantes e cursos básicos de informática.

Normalmente os frequentadores dos Telecidadanias pertencem a comunidades carentes e tem pouco contato com inovações tecnológicas e pouca possibilidade de acesso à internet. Ainda, foi constatado que essas comunidades abrigam um grande número de deficientes, que tem ainda mais dificuldade em se beneficiar da tecnologia.

Pensando nisso a equipe Guarux inovou ao priorizar o atendimento global pela distribuição, criando os softwares acessíveis e também um jogo desenvolvido para crianças com Transtorno Global de Desenvolvimento, chamado TDGrux.

Portanto, o objetivo da distribuição não é só ter excelência no uso diário no escritório, mas servir como ferramenta de aprendizado e inclusão.

 

Por ser baseado em software Livre (GNU/GPL – General Public License – Licença Pública Geral), qualquer cidadão ou profissional com conhecimento em programação e um pouco de conhecimento em Linux pode alterar o código da Distribuição GUARUX para melhorias ou para customizações particulares, dado que estes códigos acompanham o sistema para que o usuário possa se sentir livre para criar e customizar.

 

Acessibilidade

 

Na parte de acessibilidade foram incorporados softwares para deficientes visuais e para pessoas com grande dificuldade motora, como os tetraplégicos, com a colaboração de voluntários deficientes para testa-los. Estes softwares permitem que a inclusão digital seja estendida a deficientes, o que não ocorre normalmente por falta de softwares inclusivos. Atender a deficientes faz parte da diretriz do Departamento de Informática e Telecomunicações de tecnologia 100% inclusiva. O Guarux conta com aplicativos inovadores e que colaboram com o desenvolvimento de pessoas deficientes:

 

  • TecnoLousa: lousa digital de baixo custo desenvolvida pelos técnicos do Departamento de Informática e Telecomunicações. Ela é um aplicativo do Guarux e funciona com um data show, projetada em qualquer superfície. Também conta uma caneta de laser e uma régua de infravermelho para utilizá-la.

  • TDGrux: desenvolvido especificamente para auxiliar no desenvolvimento social e cognitivo de pessoas com Transtorno global do desenvolvimento (TGD). Facilita a interação das crianças com o ambiente, possibilitando maior aproximação das pessoas que as cercam. O jogo, que está em constante evolução, já é capaz de auxiliar pessoas com este transtorno, conforme estudos junto ao CIAAG - Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos.

  • Softwares para deficientes: softwares para deficientes visuais e para pessoas com grande dificuldade motora, como os tetraplégicos, com a colaboração de voluntários deficientes para testa-los. Eles permitem que a pessoa ouça o que está escrito em uma tela e que a pessoa mexa o mouse apenas com a cabeça.



Este sistema não apresenta custo nenhum e está disponível para uso. Pode ser baixado através do site http://guarux.guarulhos.sp.gov.br e possui manuais de instalação no próprio site.



Mascote GuaruTux