O que é o Document Freedom Day?

É um dia para celebrar e alertar sobre Normas e Formatos Abertos, que acontece na última quarta-feira de Março de cada ano. Neste dia pessoas que acreditam no acesso justo às tecnologias de comunicação ensinam, executam e demonstram.

O que é ‘Liberdade Documental’?

Os Documentos que são livres podem ser usados de qualquer forma que o autor queira. Eles podem ser lidos, transmitidos, editados e transformados usando uma variedade de ferramentas. Os Documentos que não são livres estão presos a um determinado produto ou companhia. O autor não pode escolher como usá-los porque eles são controlados por restrições técnicas, como um carro poderoso que está restrito artificialmente à velocidade de 30Km/h.

É só relacionado com documentos?

Não! Liberdade para controlar o seu trabalho criativo é sobre mais do que só textos e folhas de cálculo – Liberdade Documental é sobre todos os tipos de dados, incluindo artwork, música em papel ou gravada, e-mails e estatísticas. Estes podem ser guardados em formas que potenciam os utilizadores, mas podem também ser guardados em formatos que nos restringem e manipulam a um custo enorme.

Porque é a compatibilidade importante?

Lembra-se quanto lhe enviaram um arquivo importante que o seu computador não conseguia ver corretamente? Lembra-se de ter de comprar ou descarregar uma nova aplicação só para poder abrir um anexo que precisava para o seu trabalho? Incompatibilidades como estas são tipicamente causadas por formas de guardar informação que são secretas (‘fechadas’), e propriedade privada (‘proprietárias’). Estes formatos causam enormes problemas para pessoas, companhias e governos, e custam à sociedade muito em criatividade, produtividade e eficiência. Formatos incompatíveis são usados para manipular mercados e permitir a algumas companhias cobrar às pessoas enormes quantidades simplesmente pelo privilégio de aceder aos seus próprios dados. Formatos fechados são também a base dos piores monopólios tecnológicos do mundo. Exemplo: O seu editor de texto usual não consegue abrir um arquivo feito por um de seus colegas. Você tem de comprar ou fazer o download de um novo editor de texto feito pela mesma companhia que o do seu colega só para poder abrir o arquivo, apesar de já ter um programa que prefere.

O que são Normas Abertas?

São formatos que qualquer pessoa pode usar sem custos ou restrições. Vêm com compatibilidade “incorporada” – a forma como eles funcionam é partilhada publicamente e qualquer organização pode usá-los nos seus produtos e serviços sem pedir permissão. Standards Abertos são a fundação de cooperação e sociedade moderna: carris de comboios, tomadas eléctricas e linguagem natural são todos exemplos de especificações que todos nós usamos e tomamos como garantidas. Imagine se para falar Português precisasse de permissão e pagar uma licença – a sociedade iria regredir e seria caótica. Leia mais sobre Normas Abertas e o que as define.

Site internacional: http://documentfreedom.org