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MSXDUMP v0.2 (final) liberado no SourceForge.netFinalmente após as previsões extremamente otimistas feitas no final do ano passado quando lancei a primeira versão do primeiro utilitário da suite MSX Disk Doctor (MSXDD), denominado MSXDUMP e que finalizaria o mesmo em dezembro de 2012, posso dizer que esse software está completamente pronto e funcional, incluindo o suporte a dispositivos de armazenamento em massa de grande capacidade (IDE) que eu havia prometido.
Com isso, o MSXDUMP v0.2 pode editar setores em dispositivos conectados à interfaces IDE Sunrise-like, de fabricantes como ACVS, Tecnobytes e lógicamente Sunrise.
Abaixo vou fazer uma compilação de algumas informações que já foram descritas nos posts anteriores sobre oMSXDUMP e que fazem mais sentido que estejam centralizadas nesse post final, uma vez que se trata da versão final estável do software e também porque existem modificações no comportamento de alguns parâmetros que foram redefinidos e não serão mais modificados a partir dessa versão.
Operação através do teclado
Com uma interface tradicional característica da maioria dos editores de setores, o MSXDUMP tem alguns poucos shortcuts que permitem ao usuário um completo controle sobre a edição de arquivos e setores.
Os shortcuts estão descritos logo abaixo:
- SELECT – Alterna o modo de operação das setas direcionais. Quando em modo DISK, as setas direcionais podem avançar ou retroceder o ponteiro de setor/arquivo que está sendo editado. No modoEDIT, as setas direcionais podem se movimentar pelos dados exibidos na tela, permitindo assim a edição do buffer de memória que está sendo visualizado;
- CTRL+S – Quando em modo DISK, essa combinação de teclas salva o conteúdo do buffer carregado;
- CTRL+A – Quando em modo DISK, avança o ponteiro de setor/arquivo, carregando e exibindo os dados do setor lido. As direcionais UP e RIGHT, quando em modo DISK, tem a mesma função de CTRL+A;
- CTRL+R - Quando em modo DISK, retrocede o ponteiro de setor/arquivo, carregando e exibindo os dados do setor lido. As direcionais DOWN e LEFT, quando em modo DISK, tem a mesma função de CTRL+R;
- Direcionais UP, DOWN, LEFT, RIGHT – Quando em modo EDIT, podem ser utilizadas livremente para posicionar o cursor no dado a ser modificado;
ATENÇÃO:
O MSXDUMP não salva o conteúdo editado pelo usuário “automagicamente“, por isso, sempre que se editar dado, deve-se sair do modo de edição (através de SELECT) e salvar o buffer atual, antes de navegar para o próximo setor, senão a alteração será perdida ao se mudar de setor.Parâmetros de startup por linha de comando.
O MSXDUMP pode ser iniciado com as seguintes opções de linha de comando.
-h Mostra a tela de help do MSXDUMP. Chamar o software com uma opção inválida ou sem parâmetros, também ativa a tela de help;
-f
Essa opção especifica o nome do arquivo que se deseja editar, onde pode conter uma especificação completa da origem do arquivo, no formato drive:\path\filename, aceito pelo MSXDOS 2; Ex (MSXDOS2): msxdump -f a:\MSXDD\MSXDUMP.PAS
Ex (MSXDOS): msxdump -f MSXDUMP.PAS-d
Essa opção especifica a unidade de disco dos setores a serem editados. Pode ser qualquer unidade de disco (A:, B:, C:, …., H:) aceita pelo MSX, incluindo dispositivos FLOPPY, IDE e RAMDISK; Ex: msxdump -d a:
-s
Essa opção especifica onde o ponteiro de setores será posicionado inicialmente para edição através do MSXDUMP. Um detalhe importante para o parâmetro -s , a partir dessa versão, é que número do setor especificado no parâmetro pode ser qualquer valor de zero até o limte máximo de um inteiro sem sinal (unsigned) de 24bits, nesse caso, 16777215.
Outro detalhe importante sobre o valor deé que o mesmo descreve o numero do setor de maneira relativa à partição apontada pela unidade especificada no parâmetro -d . Para discos conectados a uma IDE, onde geralmente existe mais de uma unidade mapeada a um unico dispositivo IDE, cada unidade inicia em um setor físico diferente de 1. Considere um disco IDE com duas partições FAT12. A primeira partição (drive A:) inicia em 1 e a segunda partição (drive B:), digamos que por exemplo inicie em 65000.
Com base nesse cenário, caso o MSXDUMP seja chamado conforme exemplo abaixo:
Ex: msxdump -d b: -s 1
O MSXDUMP irá posicionar o ponteiro do disco no setor físico relativo à posição inicial da unidade B:, ou seja, 65001.
-a Essa opção especifica que o valor apontado por
será sempre absoluto, ou seja, se o parâmetro -a for chamado no startup, o valor de será interpretado como a posição absoluta no disco, independente da posição física do primeiro setor da unidade de disco especificada em -d ; Considerando o mesmo exemplo anterior, onde temos um disco IDE com duas partições FAT12. A primeira partição (drive A:) inicia em 1 e a segunda partição (drive B:), digamos que, por exemplo, inicie em 65000.
Com base nesse cenário, caso o MSXDUMP seja chamado conforme descrito abaixo:
Ex: msxdump -d B: -s 1 -a
Na verdade o setor físico do disco será posicionado no primeiro setor do dispositivo IDE, ou seja, no setor 1 do drive A:, uma vez que estamos trabalhando no modo de apontamento absoluto.
OBS: O modo padrão de apontamento de setores do MSXDUMP é sempre relativo à posição fisica inicial do setor da unidade de disco selecionada, caso queira mudar para o modo absoluto, especificar a opção -a no startup da aplicação.
Código fonte
Juntamente com o MSXDUMP foi desenvolvido um Framework com funções que possibilitam acesso em alto nível a funcionalidades internas do MSX, como chamadas a funções da BIOS, funções do sistema operacional MSXDOS,MSXDOS2, chamadas à funções de baixo nível da IDE Sunrise-like, funções de matemáticas para manipulação de BigInt, o que possibilitou a manipulação de setores em 24Bits presente nas IDE Sunrise-like, dentre outras possibilidades que já estão disponíveis e outras que estão planejadas para futuros desenvolvimentos.
Os fontes foram desenvolvidos em Turbo Pascal 3 e Assembly Z80, estão completamente comentados e disponíveis no repositorio do projeto, o Old Skool Tech, sob licença GPLv3.
Apesar de ter otimizado o código visando um melhor aproveitamento de memória e velocidade, infelizmente não foi possível gerar um binário único, uma vez que o software foi pensado para funcionar em qualquer MSX com no mínimo64Kb e MSXDOS.
No futuro pretendo otimizar mais o Framework e adicionar a possibilidade de trabalhar com módulos carregáveis, como nos sistemas operacionais modernos como Windows (.DLL) e Linux (.SO) e também adicionar suporte a deteção e uso de todas as memórias existentes no MSX, como Memory Mapper e Megaram.
Mas enquanto isso não acontece, precisei deixar o MSXDUMP em 3 binários separados, conforme descrevo abaixo:
MSXDUMP – Módulo base para edição de arquivos (MSXDOS e MSXDOS2);
MSXDUMPD – Módulo base para edição de setores (FLOPPY, IDE, …);
MSXDUMPH – Help do sistema;
Todos os módulos binários estão interconectados, ou seja, se por exemplo o módulo MSXDUMP for chamado com opções suportadas apenas pelo MSXDUMPD, o primeiro chama o segundo repassando para esse o controle da operação.
Instalação
A instalação do MSXDUMP é simples, basta copiar todos os binários para uma pasta (no caso do MSXDOS2) e adicionar essa caminho na variável de ambiente PATH do MSXDOS2, conforme exemplo abaixo:
SET PATH=
B:\MSXDD Outro detalhe muito importante é definir uma variável de ambiente no AUTOEXEC.BAT do MSXDOS2, chamada MSXDDe setar essa variável com o caminho de onde está instalado o MSXDUMP e também onde estarão os futuros utilitários doMSX Disk doctor, conforme exemplo abaixo:
SET MSXDD=B:\MSXDD
Com isso os binários estarão interconectados e um poderá chamar o outro, conforme expliquei anteriormente.
Considerações finais e download.
Bom, realmente no ano passado e inicio desse ano dediquei bastante tempo nesse software e toda a base do Frameworkdesenvolvido, entretanto agora é hora de colher os frutos desse trabalho pois daqui para frente os novos projetos serão cada vez mais fáceis de desenvolver, uma vez que a base já está criada e estará com novas features a cada novo lançamento.
Se tudo der certo, em breve teremos um dd, ScanDisk e um Defrag, para compor e ampliar a suite MSX Disk Doctor.
Segue abaixo os links para download do código fonte e binários do MSXDUMP v0.2.
MSXDUMP v0.2 – Código Fonte (Old Skool Tech – SourceForge.net)
http://sourceforge.net/projects/oldskooltech/files/MSX/MSXDD/v0.2/msxdd-src.zip/download (Zip)
http://sourceforge.net/projects/oldskooltech/files/MSX/MSXDD/v0.2/msxdd-src.lzh/download (Lzh)MSXDUMP v0.2 – Binários (Old Skool Tech – SourceForge.net)
http://sourceforge.net/projects/oldskooltech/files/MSX/MSXDD/v0.2/msxdd-bin.zip/download (Zip)
http://sourceforge.net/projects/oldskooltech/files/MSX/MSXDD/v0.2/msxdd-bin.lzh/download (Lzh)[]‘s
PopolonY2kPSL-Brasil - MSXDUMP v0.2 (final) liberado no SourceForge.net - Software Livre
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