Um sucesso! Estamos realmente muito felizes de, nesse nosso primeiro encontro presencial, em pleno sábado à tarde (de estúpido sol, em pleno verão na "Cidade Maravilhosa") termos reunido, inclusive, pessoas que estavam tendo contato com Joomla pela primeira vez.

Mas, o que vocês falaram? Teve "palestra"?

Bom, começando pelo começo, o encontro aconteceu no espaço tecnológico de nosso mais novo e grande parceiro, o SINDPD-RJ (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas e Serviços Públicos e Privados de Informática e Internet e Similares do Estado do Rio de Janeiro, fundado em 1985 – que acredita e apoia o Software Livre bem como suas comunidades nacionais). Contamos com toda a estrutura que todo "nerd" adoraria ter: uma bela sala/auditório com ar-condicionado, data show com telão, internet, wi-fi e conforto para os participantes. Localizado na av. Presidente Vargas, 502 – 12º andar (Centro da Cidade), é um local de fácil acesso a todos os que residem no Rio (e grande Rio), seja por ônibus, trem ou metrô ou barcas.

Iniciamos o evento às 15h30min com um bom bate papo e nos apresentando enquanto profissionais de TI (ou não, já que houveram pessoas presentes que estavam ali justamente para aprender sobre o CMS e terem a oportunidade de criarem seus blogs/nichos pessoais por conta própria) e a experiência com o CMS nas suas três versões disponíveis: a 1.5 (já encerrada, mas muitos nichos nacionais ainda são baseados nela), a 2.5 e a 3.0.

Descobrimos programadores (e programadoras!) de plataformas como ASP, PHP e Java, com experiência em frameworks bem conhecidos como o Foundation e o Bootstrap e também um fotógrafo que queria antes de tudo saber o que era isso de CMS (que costuma ver/ler na internet, mas como não trabalha com web, só sabia que era algo bacana para se gerenciar um site).

Helvécio (que prefere ser chamado de Elvis! #TomemNota) deu início "aos trabalhos" falando um pouco sobre o que era Joomla! ("é de comer?") sua história (desde o Mambo, passando pela sua experiência pessoal/profissional com a ferramenta) até as atuais versões e como nichos como o de UX e as listas Google Groups (abertas ao cadastramento e com posts públicos) de Desenvolvimento do CMS são um marco em nosso Software. Dispostos em uma grande "mesa redonda", os participantes começaram a participar do papo, com questionamentos e experiências pessoais com a ferramenta (traumas e sucessos), e o papo fluiu por mais de 1h. Por fim, alguém disse: "Mas, não vamos fazer nada de prático hoje?". Rapidamente, eu me levanto e respondo: "Pois, vamos instalar online e agora a versão 2.5!" Muitas carinhas felizes se mostraram e foi o momento de mostrar como uma instalação v2.5 é simples e com as informações certas, rápida e "indolor". :D

Eu já tinha preparado um subdomínio em nosso site para mostrar a instalação (porque em um subdomínio? Porque eu queria que todos a partir de suas próprias máquinas/gadgets tivessem a mesma experiência que as exibidas no telão a sua frente e sem maiores entraves como explicar/instalar um server local (esse passo acabaria se tornando um pesadelo, já que tínhamos tablets, Macs, Windows e Linux na mesma sala!). Então nos 30min finais de nosso tempo, fizemos o que segue:

  • Instalação de um Joomla! 2.5 com conteúdo de exemplo;
  • Demonstração do banco de dados já preenchido com toda a trama de tabelas e informações principais do Joomla e onde aquele conteúdo de exemplo podia ser encontrado (incluindo sua organização categorizada);
  • Exibição do Frontend, com enfoque a facilidades como Cadastramento de Usuários, Disposição de Menus (superior e laterais), possibilidades de Disposição do Conteúdo tanto na HOME quanto nas páginas internas, breadcrumbs, Banner principal, etc;
  • Exibição do Backend, com atenção as principais funções: Ícones Rápidos disposto na primeira tela ao se logar (com atenção aos botões "Joomla Atualizado" e "Extensões Atualizadas"), Menus (categorias, content, módulos, extensões, templates, idiomas) e finalizando com uma instalação prática e rápida via backend: o idioma pt-BR (português Brasileiro) em 3 cliques e 2s!

Nosso tempo foi curto para tantas perguntas, mas ficamos realmente satisfeitos em ter despertado nos presentes um encantamento "de primeira" com o CMS e a certeza que para estes, este contato foi só o começo...

Para o próximo encontro, alguns já se voluntariaram em apresentar ideias e projetos pessoais, querendo fazer justamente o que uma comunidade deve fazer: COMPARTILHAR ideias, MULTIPLICAR conhecimento.

Anote aí em sua agenda para não ficar de fora desses nossos encontros sempre com ENTRADA FRANCA e no SINDPD-RJ (grande parceiro da JUG Rio!): todo TERCEIRO DOMINGO de cada mês! Guardou? Então, anote o horário: 15h30min às 17h30min.

E, nosso agradecimento público e especial ao Sindicato, por ter aberto suas portas a comunidade Joomla! no Rio de Janeiro, e nos presentear com um bom e seguro local para nossas reuniões. Que outras empresas e órgãos entendam e apoiem como o SINDPD as comunidades de Software Livre nacionais. Todos nós ganhamos com esse apoio.

Veja as fotos que tiramos, aqui: http://joomlariodejaneiro.com.br/galeria/item/12-primeiro-encontro-de-usuarios-joomla-do-rio-de-janeiro

Até o próximo encontro!