O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) já tem uma versão em plataforma livre da solução de rede privada virtual (VPN, na sigla em ingês) – até aqui, havia duas oferecidas pelo órgão, mas ambas proprietárias.

“Com o advento dos dispositivos móveis, passamos a ter acesso a dados e informações em qualquer momento ou lugar e, agora, de uma forma segura quando conectado através de uma VPN”, diz Jorge Luiz Peixoto, autor do trabalho que deu origem às soluções de VPN do Serpro.

Com o objetivo de alcançar maior autonomia sobre o serviço e gerar economia de recursos, Jorge Peixoto começou a pensar em uma solução de VPN baseada em software livre, ideia que depois seria estendida aos dispositivos móveis.

Segundo ele, do ponto de vista do negócio, o VPN em tablets e smartphones poderá gerar novas oportunidades e novos serviços poderão ser comercializados pela empresa.

Dentre as melhorias incorporadas à solução, estão a usabilidade e a forma mais amigável do novo serviço – e especialmente a mobilidade. Outras soluções devem ser aprimoradas.

“O nosso software de VPN para Windows, por exemplo, é muito ríspido, não trata bem o usuário. Nos últimos meses, temos trabalhado em um novo, escrito do zero, que será tão bom, ou melhor, que o proprietário”, afirma Peixoto.

*Com informações do Serpro

Fonte: Convergência Digital